Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Greta Thunberg e centenas de ativistas processam governo da Suécia

Mais de 600 ativistas climáticos, entre eles Greta Thunberg, avançaram com um processo judicial contra o governo da Suécia, que acusam de ter uma política climática "inadequada".

Greta Thunberg e centenas de ativistas processam governo da Suécia
Notícias ao Minuto

15:57 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ambiente

"Hoje [sexta-feira], dia de Black Friday, é um dia perfeito para processar o Estado pela sua política climática inadequada. Foi o que fizemos. Vemo-nos em tribunal." Esta foram as palavras da jovem ativista climática Greta Thunberg, de 19 anos, no Twitter.

Palavras estas que vão 'de mãos dadas' com o processo judicial que Thunberg - em conjunto com mais de 600 outros ativistas - lidera contra o governo sueco, instando-o a  tomar medidas "mais fortes" contra o aquecimento global, conforme se pode ler no diário Dagens Nyheter.

Também o reconhecimento da "inadequação" e da "inação" das autoridades suecas no setor ambiental é uma das reivindicações.

O movimento ambientalista liderado por Greta Thunberg mereceu, em 2019, o prémio anual de Embaixador da Consciência da Amnistia Internacional, pela sua "liderança e coragem únicas na luta pelos direitos humanos".

Leia Também: Greta Thunberg pede em livro "milhares de milhões de ativistas pelo clima"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório