Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2022
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Alto-comissário da ONU pede a Teerão que acabe com força desproporcional

O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos pediu hoje ao Irão, no início de uma reunião de emergência do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que acabe com o "uso desnecessário e desproporcional da força" contra manifestantes.

Alto-comissário da ONU pede a Teerão que acabe com força desproporcional
Notícias ao Minuto

10:51 - 24/11/22 por Lusa

Mundo Irão

"Os métodos antigos e o uso de força enraizados naqueles que detêm o poder [no Irão] já não funcionam. Na verdade, só pioram a situação", disse Volker Türk, adiantando que, até agora, já foram detidas 14.000 pessoas por protestarem contra as regras impostas pelo regime.

Os Estados-membros do mais alto órgão de direitos humanos da ONU estão reunidos de urgência para discutir a "deterioração da situação dos direitos humanos" no Irão, a pedido de mais de 50 países membros da ONU e por iniciativa da Alemanha e da Islândia.

O Conselho deverá decidir se lança uma investigação internacional sobre os abusos dos quais Teerão é acusada.

As manifestações, que são já consideradas a maior ameaça ao regime teocrático do Irão desde a Revolução Islâmica, em 1979, começaram em setembro, depois da jovem iraniana curda Mahsa Amini ter morrido num hospital, três dias após ser detida pela polícia da moralidade por usar o véu islâmico alegadamente de forma incorreta.

Apesar da dura repressão das forças de segurança, a indignação no Irão pela morte de Mahsa Amini provocou uma onda que parece imparável de protestos contra o Governo.

A União Europeia e os Estados unidos já adotaram sanções contra os responsáveis pela repressão aos protestos, decisão que levou Teerão a prometer represálias.

Leia Também: Irão. EUA sancionam mais responsáveis enquanto repressão continua

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório