Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Indonésia luta para levar ajuda a afetados pelo sismo. Buscas continuam

Sobreviventes, incluindo idosos e crianças pequenas, amontoaram-se em tendas militares.

Notícias ao Minuto

09:50 - 24/11/22 por Marta Amorim

Mundo Indonésia

As autoridades na Indonésia esforçam-se para levar ajuda a milhares de pessoas deslocadas depois de que um forte sismo no oeste de Java.

Num país onde os acessos já podem ser difíceis devido aos terrenos montanhosos, deslizamentos de terra provocados pela chuva dificultam os esforços das equipas de resgate.

O terramoto de magnitude 5,6 ocorrido na segunda-feira na cidade de Cianjur, cerca de 75 quilómetros ao sul da capital Jacarta, matou pelo menos 271 pessoas e deixou milhares abrigadas em tendas com poucos suprimentos médicos e de ajuda.

Suharyanto, chefe da agência de mitigação de desastres, disse esta quinta-feira, citado pela Reuters, que muitos não receberam ajuda e que cerca de 200 voluntários foram mobilizados para ajudar a distribuir água, comida instantânea, barracas e fraldas.

Sobreviventes, incluindo idosos e crianças pequenas, amontoaram-se em tendas militares montadas a alguma distância das vilas devastadas, enquanto outros faziam fila para receber pacotes de ajuda de voluntários.

Na aldeia de Sukamanah, ainda segundo o mesmo meio, os moradores disseram que estavam a racionar comida e faltavam suprimentos para as crianças, incluindo remédios, fraldas e leite.

Ema Hermawati, mulher do chefe da aldeia, disse que falta saneamento porque o lixo começou a acumular-se e não há água canalizada.

O presidente Joko Widodo visitou o local do terramoto pela segunda vez na quinta-feira e pediu que a distribuição de ajuda e os esforços de resgate continuem o mais rápido possível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório