Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Kamala Harris promete compromisso 'inabalável' com as Filipinas

A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, disse hoje ao Presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., durante uma visita a Manila, que os Estados Unidos têm um compromisso "inabalável" com as Filipinas.

Kamala Harris promete compromisso 'inabalável' com as Filipinas
Notícias ao Minuto

09:24 - 21/11/22 por Lusa

Mundo Diplomacia

A visita de Kamala Harris é um sinal de reaproximação entre os dois países aliados após anos de relações tensas sob a presidência de Rodrigo Duterte, mais favorável a Pequim.

A vice-presidente dos Estados Unidos também se encontrou com a sua homóloga filipina Sara Duterte, filha do ex-líder.

"Estamos convosco para defender as regras e padrões internacionais relacionados com o Mar da China Meridional", disse Harris a Ferdinand Marcos Jr, que assumiu o poder em junho, no início de um encontro no palácio presidencial em Manila.

"Um ataque às forças armadas filipinas, navios ou aviões do governo no Mar da China Meridional desencadearia o compromisso de defesa mútua... é o nosso compromisso inabalável com as Filipinas", disse.

Ferdinand Marcos Jr., por sua vez, afirmou que não vislumbra "um futuro para as Filipinas sem os Estados Unidos".

Os Estados Unidos têm uma longa e complicada relação com a família de Marcos.

O ditador Ferdinand Marcos, pai do atual presidente, comandou a ex-colónia americana por duas décadas com o apoio de Washington, que viu nele um aliado contra o bloco comunista durante a Guerra Fria.

Desde a chegada ao poder do novo chefe de Estado, Washington tem procurado reforçar a sua aliança com Manila, num contexto de crescentes tensões regionais.

Essa aliança inclui um tratado e pacto de defesa de 2014, conhecido pela sigla EDCA, que permite que os militares dos EUA armazenarem equipamentos e material de defesa em várias bases filipinas.

A vice-presidente dos EUA vai também encontrar-se com a Guarda Costeira filipina e viajará para a ilha de Palawan na terça-feira, águas muito disputadas do Mar da China Meridional.

A China reivindica a soberania sobre quase todo esse mar, do qual as Filipinas, mas também o Vietname, a Malásia e o Brunei reivindicam partes dele.

Pequim está a ignorar uma decisão do tribunal internacional de 2016 de que as suas reivindicações não têm base legal.

A viagem ocorre depois de Kamala Harris e o presidente dos EUA, Joe Biden, se terem reunido separadamente com o presidente chinês, Xi Jinping, na semana passada.

Entre as iniciativas previstas nesta visita estão as negociações de um pacto nuclear civil entre os dois países, que pode levar à venda de reatores nucleares americanos para as Filipinas, mas que deve ser precedida de um tratado de não proliferação de armas atómicas.

Leia Também: Xi Jinping espera "maior entendimento" entre China e EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório