Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Muñeca e Leo, o casal de leões que se amou até ao fim

Do circo à savana, foram companheiros inseparáveis durante toda a vida.

Muñeca e Leo, o casal de leões que se amou até ao fim
Notícias ao Minuto

15:21 - 04/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Leões

Leo e Muñeca são os protagonistas desta história de amor entre leões. Apaixonaram-se no circo, no Peru, onde eram violentamente explorados. Foram resgatados, junto com os seus filhos, e colocados num santuário, em África, onde puderam, finalmente, viver felizes para sempre.

Passaram a vida lado a lado e, quando a idade avançada e as feridas deixadas pelo circo levaram a melhor sobre a leoa, este leão com L maiúsculo mostrou ser um companheiro dedicado. Esteve sempre ao lado da sua amada, até ao último suspiro.

Leo tenta agora adaptar-se à sua vida de 'viúvo' com a ajuda dos operadores do Animal Defenders International Wildlife Sanctuary. O leão está a receber guloseimas extra e mais atenção.

Um dos circos mais cruéis do Peru

De acordo com o jornal italiano La Repubblica, Leo e Muñeca eram animais de circo. Depois das apresentações, onde levavam chicotadas, eram colocados em jaulas apertadas e aí passavam a maior parte dos seus dias.

Quando este tipo de circos foi proibido no Peru, em 2014, a organização sem fins lucrativos Adi, junto com as autoridades, montou uma operação para salvar todos os animais daquele que era considerado um dos circos mais cruéis do país.

Apesar de terem conseguido resgatar Leo e os filhos Rolex, Chino e Coco, o advogado do circo levantou uma ação para bloquear a saída também de Muñeca e das filhas África e Kiara.

Só alguns meses depois, e após uma perseguição na fronteira com o Equador, é que a Adi conseguiu também salvar as meninas da família.

Quando todos já estavam a salvo, viajaram até um santuário de África do Sul, que adotaram como a sua nova casa. Aqui, Leo e Muñeca viveram oito anos sem nunca se separarem. Em setembro, a leoa acabou por morrer, aos 19 anos, devido a sequelas da vida violenta que levou. Por estar gravemente doente e a sofrer, o veterinário aconselhou os tratadores a "colocá-la a dormir" e assim foi. Muñeca acabou por morrer, junto ao seu amado Leo, em paz e rodeada de amor.

Leia Também: Países Baixos atiram bolas de paintball contra lobos para os afastar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório