Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Mais uma obra de Van Gogh 'atacada' por ativistas ambientais

A proeza foi, desta vez, levada a cabo por quatro raparigas do grupo 'Ultima Generazione' ('Última Geração').

Mais uma obra de Van Gogh 'atacada' por ativistas ambientais
Notícias ao Minuto

15:43 - 04/11/22 por Ema Gil Pires

Mundo Van Gogh

À semelhança do que aconteceu recentemente com outras obras de arte expostas em conceituadas galerias espalhadas pela Europa, a pintura 'O Semeador', de Vincent Van Gogh, foi, esta sexta-feira, alvo de um ataque por parte de ativistas ambientais italianas.

A proeza foi, desta vez, levada a cabo por quatro raparigas do grupo 'Ultima Generazione' ('Última Geração'). As jovens atiraram sopa de ervilhas contra a referida obra de arte, atualmente exposta em Roma. E viriam, depois, a colar-se à parede da galeria de arte onde tudo aconteceu, segundo a informação que é avançada pela Reuters.

Durante toda a ação, as ativistas gritaram slogans de protesto contra o aquecimento global e o uso de combustíveis fósseis.

"Estas questões deveriam estar nas primeiras páginas dos canais de notícias e das agendas políticas a cada minuto, mas em vez disso só são abordadas com ações 'escandalosas' como a desta manhã", referiu o grupo ativista, numa declaração.

O ministro da Cultura de Itália, Gennaro Sangiuliano, condenou imediatamente esta ação. "A cultura, que é uma parte fundamental da nossa identidade, deve ser defendida e protegida e não utilizada como megafone para outras formas de protesto", referiu, também numa declaração.

'O Semeador' é uma pintura que está em exposição no histórico Palazzo Bonaparte, localizado no centro da cidade de Roma. A pintura, segundo a informação avançada por Camilla Talfani, porta-voz dos organizadores da exposição, não sofreu quaisquer danos, pelo facto de estar protegida por uma placa de vidro.

Recorde-se que, no mês passado, um outro quadro de Van Gogh, intitulado 'Girassóis', foi também alvo de um ataque por parte de ativistas ambientais. O grupo viria a atirar sopa de tomate sobre a obra, em exposição na National Gallery, em Londres, causando pequenos danos na pintura.

Poucos dias depois, seria a vez de ativistas do grupo alemão de ação climática Letzte Generation atirarem puré de batata contra um quadro do pintor francês Claude Monet, em exposição no Museu Barberini de Postdam, na Alemanha. Em causa estava uma obra que fazia parte da série 'Os Palheiros'.

Também o quadro 'Rapariga com Brinco de Pérola', do pintor neerlandês Johannes Vermeer, foi alvo de uma tentativa de vandalismo, no Museu Mauritshuis, em Haia, Países Baixos.

Leia Também: Governo alemão adverte ativistas ambientais contra acções "fora da lei"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório