Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Marido de Nancy Pelosi já teve alta hospitalar após ataque

O ataque deixou Paul Pelosi com o crânio fraturado e ferimentos nas mãos e braços, motivos que motivaram que fosse encaminhado para o bloco operatório.

Marido de Nancy Pelosi já teve alta hospitalar após ataque
Notícias ao Minuto

23:11 - 03/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Nancy Pelosi

O marido da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, já recebeu alta do hospital de São Francisco, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica na sequência dos ferimentos sofridos quando foi atacado por um homem que invadiu a casa do casal, há seis dias, munido de um martelo.

Paul Pelosi, de 82 anos, permanece, no entanto, sob "cuidados dos médicos, enquanto continua a progredir num longo processo de recuperação e convalescença" em casa, informou o gabinete de Nancy Pelosi numa nota citada pela Reuters

O ataque deixou Paul Pelosi com o crânio fraturado e com ferimentos nas mãos e nos braços, motivos que motivaram que fosse encaminhado para o bloco operatório.

As últimas informações relativas ao ataque que o executivo imobiliário e de capital de risco sofreu davam conta de que o atacante, David Wayne DePape, de 42 anos, é um cidadão canadiano que viveu ilegalmente nos Estados Unidos durante 14 anos após ter dado entrada no país como visitante.

A Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) deu conta de ter já emitido um mandado de detenção do indivíduo, com as autoridades de São Francisco a estarem a lutar pela custódia do suspeito, assim que o processo criminal que sobre si recai esteja concluído.

Estando detido na prisão do condado de São Francisco desde 1 de novembro, quatro dias após a sua detenção oficial, DePape viria depois a ser entregue ao ICE para possível deportação para o Canadá, após cumprir qualquer pena de prisão que lhe fosse aplicada.

O suspeito foi detido a 28 de outubro, na casa da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e do marido, em São Francisco. Isto depois de ter, alegadamente, forçado a entrada na residência, ter exigido ver Nancy Pelosi e, de seguida, ter batido com um martelo na cabeça de Paul. Porém, a democrata estaria em Washington na altura do incidente.

De acordo com documentos do tribunal arquivados pelos procuradores, que qualificaram o incidente de agressão por motivos políticos, DePape disse à polícia, após ser detido, que tinha planeado raptar Nancy Pelosi, interrogá-la e partir-lhe as rótulas se ela "mentisse".

O indivíduo, que se encontra em prisão preventiva, sem caução, disse, na terça-feira, estar inocente das acusações de tentativa de homicídio, agressão com arma mortífera, roubo, abuso de idosos, falso sequestro e ameaça a um funcionário público. Pode, por estas razões, ser condenado a uma pena de 13 anos de cadeia ou, eventualmente, a prisão perpétua.

Isto porque os procuradores federais acusaram ainda DePape, separadamente, dos crimes de agressão e de tentativa de rapto, puníveis com até 50 anos de prisão.

Leia Também: Suspeito de atacar marido de Nancy Pelosi fica em prisão preventiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório