Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Meloni defende hoje em Bruxelas "trabalho conjunto" na União Europeia

A nova primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, participa hoje em Bruxelas em reuniões com os líderes das principais instituições da União Europeia (UE), ocasiões nas quais irá defender um "trabalho conjunto" para enfrentar a acentuada crise energética.

Meloni defende hoje em Bruxelas "trabalho conjunto" na União Europeia
Notícias ao Minuto

11:12 - 03/11/22 por Lusa

Mundo Crise/Energia

"Hoje estarei em Bruxelas para me encontrar com as principais instituições europeias. A voz de Itália na Europa será forte: estamos prontos a enfrentar as grandes questões, começando pela crise energética, trabalhando em conjunto para uma solução de apoio às famílias e às empresas e para travar a especulação", escreveu Giorgia Meloni numa publicação na rede social Twitter.

A posição surge antes de, esta tarde, a nova primeira-ministra italiana se reunir com a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a líder do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

Segundo fontes europeias, a primeira reunião será com Roberta Metsola, às 16:00 (hora local, menos uma em Lisboa), seguindo-se os encontros com Ursula von der Leyen (pelas 17:30 locais) e com Charles Michel (pelas 18:30 locais).

As tensões geopolíticas devido à guerra na Ucrânia têm afetado o mercado energético europeu desde logo porque a UE depende dos combustíveis fósseis russos, como o gás, e teme cortes no fornecimento este inverno, situação que já levou vários líderes europeus a defender trabalho conjunto para enfrentar esta crise energética.

Atualmente, Itália é o maior beneficiário líquido da UE no âmbito do atual Fundo de Recuperação, dispondo de quase 70 mil milhões de euros em subvenções e mais de 120 mil milhões de euros em empréstimos.

Giorgia Meloni, que ainda não se estreou nas cimeiras europeias -- já que no Conselho Europeu de outubro esteve o seu antecessor, Mario Draghi --, não se encontrará hoje, porém, com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, que se encontra em visita oficial à Turquia.

Vencedora das eleições legislativas em 25 de setembro, Giorgia Meloni vai governar com a coligação de direita e de extrema-direita -- com a Liga, de Matteo Salvini, e com o Força Itália, de Silvio Berlusconi --, que tem maioria no novo parlamento.

Leia Também: Meloni põe fim à vacina Covid obrigatória para profissionais de saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório