Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Pressionado por assessores, Jair Bolsonaro... foi dormir

Horas depois da vitória de Lula da Silva e o atual presidente brasileiro ainda não reagiu aos resultados, depois de se ter afastado dos assessores e ministros na noite eleitoral.

Pressionado por assessores, Jair Bolsonaro... foi dormir
Notícias ao Minuto

08:43 - 31/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Eleições no Brasil

Uma das grandes questões da noite eleitoral fora o potencial discurso de concessão de derrota de Jair Bolsonaro, que nunca chegou a surgir. Nem de concessão, nem de contestação.

Segundo avançou a jornalista Andréia Sadi, do g1, o atual presidente e candidato derrotado do Partido Liberal (PL) foi pressionado por assessores, ministros e aliados para que este discursasse aos apoiantes após a oficialização do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas Bolsonaro terá simplesmente ido dormir.

Bolsonaro, que é o primeiro presidente a falhar a reeleição para um segundo mandato, tinha milhares de apoiantes à sua espera no Palácio da Alvorada (a residência oficial do presidente do Brasil), mas a noite terminou sem qualquer reação à vitória de Lula da Silva.

Segundo a Folha de São Paulo, o presidente evitou a presença de jornalistas junto à residência oficial e não confirmou nem desmentiu o seu paradeiro ao longo do dia. Uns disseram que Bolsonaro estava no ministério da Economia mas, por volta das 21h (hora em Brasília), a bandeira brasileira foi hasteada na residência oficial, dando a entender que o chefe de Estado estava em casa.

O jornal brasileiro acrescenta que, por volta das 22h06, as luzes do Palácio da Alvorada foram apagadas.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, adiantou à imprensa brasileira que conversou com Bolsonaro antes do anúncio oficial dos resultados, vincando que o presidente o atendeu "com extrema educação". Já Tarcísio de Freitas, candidato bolsonarista que venceu as eleições para governador de São Paulo, disse à imprensa que conversou com o candidato de Bolsonaro a vice-presidente, Braga Netto, e que este garantiu que o presidente cessante "está tranquilo".

No seu discurso de vitória, Lula da Silva deixou poucas palavras a Bolsonaro, informando apenas a enorme multidão na Avenida Paulista, em São Paulo, que o presidente não lhe ligara a felicitá-lo pelo resultado, como é comum. Lula, sem mencionar o chefe de Estado, fez um discurso otimista e positivo, preferindo salientar a vitória da democracia.

Na noite de domingo, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) viu confirmado o seu regresso ao Palácio do Planato e à presidência do Brasil, ao vencer a segunda volta das eleições presidenciais com 50,09% dos votos.

Leia Também: AO MINUTO: Líderes felicitaram Lula; Bolsonaro foi dormir perante pressão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório