Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 19º

Otava investiga existência de "esquadras de polícia" chinesa no Canadá

A Polícia Federal do Canadá revelou hoje que está a investigar informações de que a China montou esquadras de polícia e pressionou os expatriados chineses no Canadá.

Otava investiga existência de "esquadras de polícia" chinesa no Canadá
Notícias ao Minuto

06:54 - 28/10/22 por Lusa

Mundo Canadá

"A Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) está a investigar informações de atividades criminosas relacionadas com as chamadas delegacias de polícia", disse a Real Polícia Montada do Canadá em comunicado.

Além disso, a polícia canadiana afirma que está "consciente de que os Estados estrangeiros podem tentar intimidar ou prejudicar as comunidades ou indivíduos no Canadá".

O anúncio segue-se uma investigação realizada em setembro pelo grupo de Direitos Humanos Safeguard Defenders, que descobriu que havia 54 esquadras semelhantes em todo o mundo, incluindo três na região metropolitana de Toronto, a maior cidade do Canadá.

Segundo a ONG, com sede em Espanha, alguns destas esquadras colaboram com a polícia chinesa para realizar "operações de manutenção da ordem em solo estrangeiro".

Por sua parte, Wang Wenbin, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, disse na conferência de impressa que regularmente faz, que a informação é "completamente falsa", e garantiu que Pequim respeita "plenamente" a soberania dos outros países.

Especificou ainda que que as pessoas que trabalham nesses sitios são "voluntários locais" e "não [são] policias chineses", e que "não estavam" de maneira nenhuma envolvidos em "qualquer investigação criminal".

Leia Também: Ministério Público investiga caso das "esquadras chinesas" em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório