Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Milhares de pessoas protestam contra recontagem de votos na Bósnia

Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se hoje na Bósnia-Herzegovina para exigir às autoridades eleitorais o encerramento da recontagem dos boletins de votos das eleições gerais de 02 de outubro, que confirmam a vitória dos partidos nacionalistas.

Milhares de pessoas protestam contra recontagem de votos na Bósnia
Notícias ao Minuto

23:55 - 25/10/22 por Lusa

Mundo Bósnia-Herzegovina

Os manifestantes carregavam fotografias do político sérvio-bósnio Milorad Dodik e agitavam bandeira do partido SNSD, acusando a comissão eleitoral central multiétnica do país de tentar subverter a vontade do povo sérvio de o escolher como seu líder.

"Nunca mais os votos [sérvios-bósnios] vão ser contados em Sarajevo", disse Dodik num discurso, prometendo lutar pelo direito dos sérvios de escolher como querem viver.

Depois de acusar políticos ocidentais e não-sérvios da Bósnia-Herzegovina de "odiar" e "tentar apagar" a parte administrativa sérvia do país, Republika Srpska (RS), Dodik observou que vai continuar a liderar a região como presidente.

"Acredito fortemente na ideia de uma Republika Srpska independente", acrescentou.

Dodik reivindicou a vitória nas eleições de 02 de outubro para a presidência da RS, mas a principal candidata, Jelena Trivic, insistiu que o político cometeu fraude no ato eleitoral e afirmou que seria a vencedora.

Segundo a Comissão Eleitoral Central (CIK), os primeiros resultados da recontagem de parte dos votos expressos nas eleições gerais da Bósnia-Herzegovina confirmam a vitória dos partidos nacionalistas.

Os dados divulgados pela CIK no domingo ainda não incluem os resultados da recontagem dos votos para a presidência da Republika Srpska (RS) da Bósnia-Herzegovina, não estando assim confirmada a eleição do líder sérvio bósnio Milorad Dodik, conhecido pelas suas posições secessionistas e acusado de fraude eleitoral.

A RS é uma das duas entidades autónomas do Estado bósnio, sendo a outra a Federação conjunta de muçulmanos e croatas.

Os cidadãos da Bósnia-Herzegovina elegeram os três membros da presidência colegial e os membros do parlamento central, bem como os parlamentos das duas entidades autónomas e as assembleias dos dez cantões que compõem a Federação.

Leia Também: Oposição sérvia bósnia apresenta queixa judicial por fraude eleitoral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório