Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Empresa chinesa quer reduzir escassez de água potável em Luanda

O grupo estatal chinês China Energy Engineering Corporation (CEEC) anunciou que irá construir uma estação de distribuição para reduzir a escassez de água potável na capital angolana, Luanda.

Empresa chinesa quer reduzir escassez de água potável em Luanda
Notícias ao Minuto

09:00 - 25/10/22 por Lusa

Mundo Luanda

Num comunicado, divulgado na segunda-feira, uma subsidiária do CEEC, o Guangxi Hydroeletric Construction Bureau Co Ltd, disse ter assinado um contrato com a Direção Nacional de Águas, sob a tutela do Ministério da Energia e Águas de Angola.

O contrato prevê a construção, na zona de Benfica, de uma estação que pode armazenar até 2.500 metros cúbicos de água e com capacidade para distribuir 1.300 metros cúbicos de água por hora.

O projeto prevê a instalação de uma rede de distribuição e de pontos de abastecimento para a população e poderá ainda funcionar como uma estação de tratamento de água em caso de emergência.

O CEEC garantiu que o projeto irá "não apenas responder à procura diária dos residentes" de Benfica, mas também "resolver em parte a escassez de abastecimento em algumas áreas urbanas de Luanda".

O contrato prevê ainda a instalação de equipamento de drenagem de águas pluviais, ajudando a "reduzir as perdas" causadas na capital angolana pelas crónicas inundações durante a estação das chuvas, entre setembro e maio, defendeu o grupo chinês.

Em abril, chuva intensa levou ao aumento do nível de água em bacias de retenção, a progressão de ravinas em alguns municípios, habitações inundadas e ruas alagadas e intransitáveis em Luanda.

O CEEC disse que o projeto deverá estar concluído dentro de cerca de 10 meses.

Em 2019, o CEEC anunciou a construção de uma barragem hidroelétrica no rio Megaruma para reforçar o abastecimento de água a Pemba, capital da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

No mesmo ano, o grupo assinou um contrato com a Eletricidade de Moçambique (EDM) para a conceção e instalação de uma rede de transmissão e transformação elétrica em Moçambique.

Leia Também: Rui Pinto assume Luanda Leaks e nega autoria do blogue Mercado de Benfica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório