Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Consulado alemão em Kyiv atingido por mísseis russos

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha esclareceu, no entanto, que não existiam funcionários presentes no edifício.

Consulado alemão em Kyiv atingido por mísseis russos
Notícias ao Minuto

16:11 - 10/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O edifício que alberga o consulado alemão em Kyiv foi atingido pelos ataques que assolaram, esta segunda-feira, a capital ucraniana, segundo avançado por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha num briefing, aqui citado pela Reuters.

No entanto, a mesma fonte esclareceu que não existiam funcionários presentes no edifício, visto que os mesmos já não trabalham presencialmente neste consulado desde o início deste conflito, a 24 de fevereiro.

"Há meses que não se trabalha no edifício", disse o funcionário governamental, que acrescentou que o Governo alemão estava em contacto com os seus funcionários em Kyiv para avaliar a extensão dos danos no local.

No mesmo briefing, este porta-voz acrescentou ainda que a Alemanha esperava entregar um sistema de defesa aérea à Ucrânia "muito em breve", e ainda mais três no próximo ano. Porém, não definiu prazos exatos para tal apoio.

De recordar que a Alemanha condenou imediatamente estes ataques russos, que tiraram a vida a, pelo menos, 11 pessoas e feriram outras 64 por todo o território da Ucrânia.

Em causa estão ataques que surgem, segundo assumido pelo Kremlin, como uma ação de retaliação face ao recente ataque ucraniano que atingiu a ponte de Kerch, que liga a Rússia à Crimeia e que é tida como um símbolo da anexação deste território por Moscovo.

Na sequência destas investidas russas, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, irá falar numa reunião virtual de líderes do G7, agendada para terça-feira.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, provocou já, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU), 6.114 civis mortos e 9.132 feridos desde o início da guerra, apesar desta entidade alertar que estes números ficam bastante abaixo dos reais.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 40 feridos em Kyiv; UE condena "ataques horrendos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório