Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Apoiantes de Assange fazem corrente humana em Londres para liberta-lo

A corrente humana, cujas imagens pode ver na galeria, foi formada em frente ao parlamento britânico e atravessou o rio Tamisa pela Ponte de Westminster.

Notícias ao Minuto

17:22 - 08/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Julian Assange

Cerca de mil pessoas juntaram-se, este sábado, e formaram uma corrente humana à volta do parlamento britânico, em Londres, exigindo a libertação do fundador da WikiLeaks, Julian Assange.

A corrente humana, cujas imagens pode ver na galeria acima, foi formada em frente ao parlamento britânico e atravessou o rio Tamisa pela Ponte de Westminster.

Na manifestação deste sábado em Londres, os seus apoiantes levaram cartazes onde se lia "libertem Assange, fim à extradição”, “jornalismo não é um crime” e “acusem crimes de guerra, não Assange”, segundo reporta a agência de notícias Reuters.

O ‘hacker’, natural da Austrália, encontra-se detido numa prisão de alta segurança em Londres e está a recorrer contra uma decisão de extradição para os Estados Unidos da América (EUA), onde é acusado de 18 crimes de espionagem e invasão de computadores e enfrenta uma pena de 175 anos de prisão. Em causa está a revelação de abusos dos EUA na sua base militar em Guantánamo, Cuba, e nas guerras do Iraque e do Afeganistão. 

Assange, de 51 anos, foi preso em 2010 por alegados crimes sexuais e passou mais de uma década no Reino Unido. Entre 2012 e 2019 esteve exilado na embaixada do Equador em Londres

Leia Também: Advogados e jornalistas processam CIA por espionagem a Julian Assange

Recomendados para si

;
Campo obrigatório