Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

EUA aprovam venda de sistema avançado de mísseis ao aliado Kuwait

A administração Biden aprovou a venda de um sistema avançado de mísseis de médio alcance ao aliado Kuwait, no valor de cerca de três mil milhões de euros, para ajudar o pequeno país do Golfo, rico em petróleo, a defender-se.

EUA aprovam venda de sistema avançado de mísseis ao aliado Kuwait
Notícias ao Minuto

06:39 - 07/10/22 por Lusa

Mundo EUA

O Departamento de Estado notificou quinta-feira o Congresso do planeamento da venda, que acontece num cenário de aumento de tensões na região, de que muitos culpam os representantes iranianos, nomeadamente no Iraque, o vizinho a norte do Kuwait.

O pacote inclui 63 mísseis ar-ar de médio alcance, 63 mísseis terra-ar de longo alcance e 63 mísseis táticos, juntamente com equipamento relacionado, como radares e sistemas de comunicações.

A Administração de Joe Biden referiu que a venda ajudaria nos objetivos de segurança nacional e de política externa dos EUA, enquanto reforçaria também as capacidades de defesa do Kuwait.

"A venda proposta irá melhorar a capacidade do Kuwait para enfrentar as ameaças atuais e futuras, reforçando a capacidade de se defender contra atores malignos na região e melhorar a interoperabilidade com sistemas operados por forças dos EUA e de outros países do Golfo", justificou o Departamento de Estado, num comunicado.

Os EUA acrescentaram que, além de proteger a sua própria infraestrutura energética, o Kuwait acolhe mais de 4.000 militares e trabalhadores civis americanos.

Os Estados Unidos afirmaram que a venda não iria alterar o equilíbrio militar na região.

Leia Também: Juiz dos EUA suspende partes da nova lei de armas de Nova Iorque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório