Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Sete mortos devido a grandes inundações no centro-norte da Nigéria

Sete pessoas morreram e milhares de viajantes ficaram retidos no estado de Kogi, no centro-norte da Nigéria, devido às piores inundações em 10 anos, disseram hoje moradores e autoridades.

Sete mortos devido a grandes inundações no centro-norte da Nigéria
Notícias ao Minuto

16:30 - 06/10/22 por Lusa

Mundo Nigéria

As sete vítimas mortais resultaram do arrastamento das suas casas pelas águas, na região de Ibaji e, segundo o comissário de informações de Kogi, Kingsley Fanwo, as autoridades estão a tentar retirar os moradores das áreas afetadas.

"Estamos no meio de uma terrível crise humanitária enquanto falamos", disse Kingsley Fanwo à agência Associated Press, acrescentando que milhares de casas foram inundadas.

Kogi faz fronteira com 10 estados além da capital da Nigéria, Abuja, e Lokoja, a capital do estado, está situada na confluência dos dois maiores rios da Nigéria, Níger e Benue.

As estradas ao longo das margens destes rios são mais propensas a inundações.

As inundações na Nigéria são atribuídas principalmente à libertação do excesso de água da barragem de Lagdo, no vizinho Camarões, e à queda pouco habitual de chuvas torrenciais.

Mais de 300 pessoas foram mortas este ano.

O governador de Kogi, Yahaya Belo, pediu ao Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari para declarar o estado de desastre nacional para ajudar a acelerar a resposta do governo.

Leia Também: Governo crê que Nigéria está a fazer "esforços" para entregar gás 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório