Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Nord Stream 1. Suécia diz que fugas pararam mas continuam noutro gasoduto

As bolhas geradas pelas fugas de gás no gasoduto Nord Stream 1 pararam, mas subsistem no Nord Stream 2, informou hoje a Guarda Costeira sueca, após um sobrevoo das duas estruturas no Mar Báltico, danificadas alegadamente por sabotagem.

Nord Stream 1. Suécia diz que fugas pararam mas continuam noutro gasoduto
Notícias ao Minuto

15:05 - 03/10/22 por Lusa

Mundo Suécia

Quatro grandes fugas de gás, que têm estado a libertar dezenas de milhares de toneladas de gás, atingiram os dois gasodutos ao largo da ilha dinamarquesa de Bornholm desde o início da semana passada.

As fugas, que geraram bolhas gigantescas, foram localizadas em águas internacionais, sendo que duas delas foram detetadas na zona económica exclusiva (ZEE) sueca e as outras duas na ZEE dinamarquesa.

De acordo com as autoridades dinamarquesas, as fugas, em forte declínio, deviam ter parado este fim de semana.

Do lado sueco, a principal fuga afetou o Nord Stream 1, enquanto uma menor se verificou no Nord Stream 2, e é esta que ainda está ativa hoje, adiantou a guarda costeira em comunicado.

Durante um voo realizado hoje de manhã, "a maior fuga já não era visível, mas a pequena, por outro lado, voltou a aumentar", a gerar bolhas no mar numa área de "cerca de 30 metros", de acordo com as fontes suecas.

Explosões subaquáticas equivalentes a "centenas de quilos" de explosivo TNT (trinitrotolueno) estão na origem das fugas descobertas nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 em águas internacionais ao largo da ilha dinamarquesa de Bornholm, e "todas as informações disponíveis indicam que estas explosões são o resultado de um ato deliberado", disseram a Suécia e a Dinamarca num relatório oficial enviado às Nações Unidas.

Suspeita de estar na origem das fugas, a Rússia tinha contra-atacado já na quarta-feira, apontando o dedo aos Estados Unidos e solicitando uma reunião do Conselho de Segurança da ONU na sexta-feira.

A Gazprom, o gigante russo do gás, disse hoje entretanto que a pressão estabilizou nos dois gasodutos e que as fugas pararam.

Na sua conta na rede social Telegram, na primeira declaração sobre o estado das instalações após o incidente, a Gazprom adianta que está agora a trabalhar para reduzir a pressão do cabo B do gasoduto Nord Stream 2.

A empresa explicou que "isto permitirá uma revisão segura da integridade desse cabo, além de reduzir potenciais riscos ecológicos em caso de possível fuga de gás".

"No caso de ser tomada a decisão de começar a fornecer o gasoduto Nord Stream 2 B, na sequência da revisão da integridade do sistema e da confirmação dessa possibilidade por parte das entidades reguladoras, o gás natural será bombeado de volta para o gasoduto", segundo a Gazprom.

O porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov, não descartou hoje a possibilidade de restabelecer a operação dos gasodutos, mas disse que "não há qualquer entendimento" sobre quando isso poderá acontecer.

Nenhum dos gasodutos estava a funcionar quando ocorreram as fugas, o primeiro há semanas parado para manutenção, segundo Moscovo devido a problemas técnicos, e o segundo nunca esteve operacional, porque o chanceler alemão, Olaf Scholz, suspendeu o projeto após o reconhecimento russo das autoproclamadas repúblicas separatistas do Donbass (leste da Ucrânia) em fevereiro passado.

Leia Também: INEM transporta grávida para hospital que não tinha vagas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório