Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Consulado da Rússia em Nova Iorque vandalizado com tinta vermelha

Ato de vandalismo ocorreu depois de Putin proclamar a anexação de quatro regiões ucranianas.

Consulado da Rússia em Nova Iorque vandalizado com tinta vermelha
Notícias ao Minuto

22:43 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Consulado-Geral da Rússia, no bairro de Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi vandalizado, esta sexta-feira.

O ato de vandalismo ocorreu depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, proclamar a anexação de quatro territórios ucranianos, apesar de as motivações não serem conhecidas. 

As imagens divulgadas nas redes sociais mostram as paredes do edifício pintadas com tinta vermelha, naquilo que parece ser uma alusão ao sangue derramado na guerra na Ucrânia. 

Outra imagem mostra um ramo de flores brancas, deixado à porta do edifício, com as cores da bandeira da Ucrânia (amarelo e azul) representadas nas fitas que seguram o ramo. 

Imagens de câmaras de vigilância entretanto divulgadas mostram uma pessoa encapuzada e de cara tapada a pulverizar o prédio.

À AFP, um porta-voz da polícia confirmou que está em curso uma investigação e que, até ao momento, não foi efetuada qualquer detenção.

Várias pessoas daquele bairro mostraram-se contentes com o ato, referindo que, ainda que seja vandalismo, neste caso parece "uma obra de arte", refletindo o descontentamento com Putin. 

Sublinhe-se que a anexação oficializada hoje ocorre no oitavo mês da guerra na Ucrânia, depois de as tropas russas terem sofrido derrotas significativas no norte e nordeste do país vizinho.

Passando a ser cidadãos russos, os habitantes das quatro regiões poderão ser mobilizados para combater as tropas ucranianas.

A Ucrânia e quase toda a comunidade internacional já anunciaram que não irão reconhecer a anexação.

Leia Também: Russos celebram anexação. Na Praça Vermelha fala-se numa "Ucrânia russa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório