Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Agência nuclear da ONU preocupada com risco de acidente na Ucrânia

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) alertou hoje que o risco de um acidente nuclear na Ucrânia, onde a central de Zaporijia é frequentemente alvo de ataques, é atualmente uma das suas principais preocupações.

Agência nuclear da ONU preocupada com risco de acidente na Ucrânia
Notícias ao Minuto

11:35 - 26/09/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"No topo da nossa lista e das nossas preocupações está a situação na Ucrânia", afirmou o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, na abertura da Assembleia Geral desta agência da ONU.

"Temos que fazer tudo ao nosso alcance para evitar um acidente nuclear, que acrescentaria uma tragédia" à situação de guerra no país, afirmou Grossi.

O diplomata argentino referiu-se especificamente à central nuclear de Zaporijia, a maior da Europa, que está sob ocupação das tropas russas desde quase o início da invasão da Rússia à Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Grossi lembrou que esta instalação está "sob fogo" e alertou que, se ocorrer um acidente, não pode ser atribuído a um desastre natural, mas à falta de ação.

"Sabíamos o que teria que ser feito e há um plano na mesa para fazê-lo", disse o responsável da AIEA.

Nesse sentido, Grossi sublinhou que na semana passada esteve em contacto com as autoridades russas e ucranianas, com as quais insistiu na urgência de estabelecer uma zona de proteção e segurança nuclear em torno de Zaporijia.

"O trabalho no local permitir-nos-ia estabilizar uma situação que é simplesmente inaceitável", declarou.

Grossi liderou uma visita à central nuclear de Zaporijia no início de setembro, onde desde então há uma equipa de dois inspetores internacionais que informam sobre a situação no local.

Por sua vez, o presidente da autoridade reguladora nuclear da Ucrânia, Oleh Korikov, acusou a Rússia de ser um "Estado terrorista nuclear" pela sua invasão da Ucrânia e a ocupação de Zaporijia e outras instalações nucleares, como Chernobyl, que foi ocupada no início da guerra, mas posteriormente abandonada no início de abril devido à contra-ofensiva das tropas ucranianas.

A Rússia, por sua vez, acusou hoje novamente a Ucrânia dos ataques na central nuclear de Zaporijia.

Leia Também: Ameaça nuclear? "Talvez já tenha sido 'bluff'. Agora, pode ser realidade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório