Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Catalunha vai proibir fumar em esplanadas e paragens de transportes

O objetivo é criar “mais espaços livres de fumo” e incentivar a população a deixar de fumar. Será disponibilizado um substituto da nicotina a quem tenha rendimentos inferiores a 18 mil euros anuais.

Catalunha vai proibir fumar em esplanadas e paragens de transportes
Notícias ao Minuto

10:42 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O governo da Catalunha, em Espanha, vai proibir fumar nas esplanadas de espaços públicos, nas paragens de transportes públicos e nas áreas escolares. O objetivo é criar “mais espaços livres de fumo” e incentivar a população a deixar de fumar, segundo adiantou o ministro da Saúde, Josep Maria Argimon.

“Sempre que foi feita qualquer regulamentação que proporcione espaços sem fumo, fez com que as pessoas deixassem de fumar. Estamos a preparar um regulamento para tornar as entradas e saídas das escolas, esplanadas e paragens livres de fumo. Muitas vezes não nos damos conta e estamos a fumar enquanto esperamos que as crianças saiam da escola”, sublinhou Argimon, numa entrevista à TV3. 

Para encorajar a população a deixar de fumar, o governo regional irá disponibilizar gratuitamente substitutos da nicotina a pessoas com rendimentos inferiores a 18 mil euros anuais. A medida deverá abranger 600 mil pessoas.

“Estou convencido de que haverá um elevado grau de consenso. Temos de tomar medidas corajosas para reduzir o consumo de tabaco”, acrescentou.

O responsável afirmou ainda ser a favor da proibição de fumar em automóveis, devido ao risco de distração ao volante ou de provocar um incêndio ao atirar a ponta de um cigarro pela janela. No entanto, tal proibição (ainda) não está nos planos do governo.

Leia Também: Catalunha não vai cumprir sentença de 25% de aulas em castelhano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório