Casal de pinguins do mesmo sexo 'adota' uma de 10 crias do zoo de Chester

Um casal de pinguins-de-humboldt do mesmo sexo 'adotou' uma das 10 crias que eclodiram no Jardim Zoológico de Chester, entre os dias 16 e 28 de abril. Os animais passaram as suas primeiras semanas de vida escondidos.

Casal de pinguins do mesmo sexo 'adota' uma de 10 crias do zoo de ChesterVídeo

© Chester Zoo

Notícias ao Minuto
03/07/2025 13:54 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

Um casal de pinguins-de-humboldt do mesmo sexo chegou-se à frente e deu as boas-vindas a uma das 10 crias desta espécie ameaçada, cujos ovos eclodiram entre os dias 16 e 28 de abril, no Jardim Zoológico de Chester, no Reino Unido.

 

Os animais passaram as suas primeiras semanas de vida escondidos, de acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira pela instituição.

“Num acontecimento comovente, uma das crias está a ser criada por um casal de pinguins do mesmo sexo, Scampi e Flounder. A dupla dedicada interveio para ajudar a criar um dos dois ovos postos por outro casal de pinguins, Wotsit e Peach. Os especialistas em aves do jardim zoológico repartiram cuidadosamente os ovos entre os dois ninhos, para ajudar a dar a ambas as crias o melhor começo possível e aumentar as hipóteses de uma emplumagem bem sucedida”, lê-se na mesma nota.

A gestora de equipa responsável pelo tratamento dos pinguins considerou inclusive que “a eclosão de 10 crias numa só época marca um ano em cheio”.

“É uma notícia fantástica para a espécie e um sucesso brilhante para o programa internacional de reprodução conservacionista. Os fofos recém-chegados estão a ser tratados de forma brilhante pelos pais, tendo quase quadruplicado de tamanho. […] Estão agora a poucos dias de um marco muito emocionante - as suas primeiras aulas de natação. É sempre uma emoção testemunhar quando mergulham na piscina pela primeira vez”, destacou Zoe Sweetman.

Conheça Pesto, o pinguim-rei bebé mais pesado deste aquário australiano

Conheça Pesto, o pinguim-rei bebé mais pesado deste aquário australiano

A cria, que nasceu no dia 31 de janeiro deste ano no Sea Life Melbourne Aquarium, na Austrália, é o maior bebé que o aquário alguma vez teve.

Notícias ao Minuto | 23:38 - 21/09/2024

O organismo recordou ter como tradição a escolha de “um tema divertido para dar nome” às crias, o que ajuda os tratadores a distingui-las, uma vez que “agora que há 63 pinguins na colónia”.

“Este ano escolhemos um tema celestial para dar nome aos pinguins e divertimo-nos muito a inventar nomes inspirados em estrelas, constelações e maravilhas cósmicas. Mas guardámos os dois nomes finais para o público”, disse.

De facto, o zoológico já apelou, nas suas páginas das redes sociais Facebook e Instagram, a que os internautas deixassem as suas sugestões.

Recorde-se que pinguins-de-humboldt constam da lista de espécies em vias de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Estes animais, que podem ser encontrados nas costas do Peru e do Chile, defrontam ameaças como as alterações climáticas, a pesca em massa e o aumento da temperatura dos oceanos.

“Estes fatores estão a reduzir a disponibilidade de peixe e a obrigar os pinguins a deslocarem-se para mais longe dos seus ninhos para encontrar alimento, o que aumenta o risco de sobrevivência tanto dos adultos como das crias”, detalhou o organismo.

Nessa linha, a colónia do Jardim Zoológico de Chester tem “um papel vital no programa internacional de reprodução da espécie, ajudando a manter uma população geneticamente saudável em jardins zoológicos de conservação em toda a Europa”.

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Pinguim surge a nadar em praia do Rio de Janeiro. Veja o vídeo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas