Meteorologia

  • 08 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 7º MÁX 12º

Ucrânia. Ataques no sul do país causam a morte a pelo menos cinco civis

As autoridades ucranianas deram conta hoje de novos ataques no sul do país, que causaram a morte de pelo menos cinco civis, bem como o início da exumação de cadáveres encontrados em sepulturas na cidade libertada de Izium.

Ucrânia. Ataques no sul do país causam a morte a pelo menos cinco civis
Notícias ao Minuto

10:36 - 18/09/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Segundo o portal Ukrinform, que cita fontes regionais, as mortes dos civis aconteceram em Donetsk, na região leste do país, onde as tropas ucranianas tentam retomar o controlo das áreas ocupadas pelos russos.

Em Nikopol, no sul do país, os ataques russos danificaram dezenas de edifícios residênciais, bem como a rede de gás e de eletricidade.

Entretanto, em Izium, uma das localidades libertadas no país, iniciou-se a tarefa de identificação dos cadáveres encontrados nas sepulturas, alguns deles com sinais de tortura.

De acordo com a vice-primeira-ministra e ministra para a Reintegração dos Territórios Ocupados da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, foram já exumados 59 corpos, tendo sido identificado um número ainda não determinado, informa a Ukrinform.

Os cadáveres correspondem a 16 civis masculinos, 26 mulheres e 17 soldados, a maioria dos quais com sinais de não ter morrido de forma natural.

Até à data foram encontradas nos arredores da cidade recentemente libertada das tropas russas 440 sepulturas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na sua última mensagem, no sábado à noite, acusou Moscovo de "práticas nazis", semelhantes às atrocidades cometidas na II Guerra Mundial.

Na sua anterior mensagem vídeo, na noite de sexta-feira, o líder ucraniano apelou à comunidade internacional para que atue contra a Rússia e comparou a situação em Izium com os crimes de guerra revelados em abril em Bucha, na periferia de Kiev.

Leia Também: AO MINUTO: Retirada de 'capacetes azuis'; Tortura em várias regiões

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório