Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Cabo Verde prepara Estratégia Nacional de Política Externa

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que o Governo está a preparar uma Estratégia Nacional de Política Externa, para definir uma agenda de diplomacia económica para nomeadamente atrair investimento externo.

Cabo Verde prepara Estratégia Nacional de Política Externa
Notícias ao Minuto

15:34 - 16/09/22 por Lusa

Mundo Cabo Verde

Numa mensagem alusiva ao Dia da Diplomacia cabo-verdiana, que hoje se assinala pela primeira vez, o chefe do Governo disse que o executivo vai continuar a implementar as medidas que terão em conta a complexidade e a sofisticação da atividade diplomática, mormente na presente conjuntura e no seu futuro imediato.

Entre as medidas está o reforço seletivo do processo de acesso e de promoção na carreira e a introdução de mecanismos de capacitação permanentes, em função do grau e percurso profissional do diplomata em domínios técnicos especializados e do conhecimento de línguas.

Ulisses Correia e Silva disse que faz parte deste processo a instalação, em curso, do Instituto Diplomático.

Também avançou que o Governo vai aprovar uma Lei de Bases do Sistema Nacional de Política Externa, com o objetivo de reforçar o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.

Na mensagem, o chede do Governo felicitou "os obreiros" da diplomacia em geral e os diplomatas cabo-verdianos, lembrando que o dia foi proclamado para os homenagear, celebrar e valorizar.

"Essa decisão confere reconhecimento à diplomacia e aos diplomatas cabo-verdianos pelo contributo que deram e continuarão a dar para o desenvolvimento de Cabo Verde", salientou.

Em 10 de agosto, o Governo de Cabo Verde instituiu 16 de setembro como Dia da Diplomacia Cabo-verdiana, numa alusão à data de adesão do país à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975.

As atividades para assinar pela primeira vez o Dia da Diplomacia Cabo-verdiana acontecem, presenciais na cidade da Praia, e por videoconferência.

No seu discurso de abertura do evento, por videoconferência, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, manifestou a vontade de a diplomacia continuar a ser um "pilar fundamental" no desenvolvimento do país, que defende uma "postura cautelosamente dinâmica" na política externa.

Além de uma palestra de manhã, à tarde vão ser homenageados diplomatas e servidores da diplomacia, haverá o içar da bandeira de Cabo Verde e das Nações Unidas, seguida de plantação de uma árvore no pátio do Ministério dos Negócios Estrangeiros para simbolizar o dia.

Haverá ainda uma apresentação de uma brochura alusiva à celebração do Dia da Diplomacia Cabo-Verdiana, e atividades que serão encerradas pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira.

Leia Também: Produção industrial em Cabo Verde aumentou 6,5% no segundo trimestre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório