Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

Criança de quatro anos assusta escola no Texas ao levar arma de fogo

Tiroteio em Uvalde fez as autoridades estarem preparadas para o próximo tiroteio escolar. A violência com armas de fogo é a principal causa de morte em crianças e adolescentes norte-americanos.

Criança de quatro anos assusta escola no Texas ao levar arma de fogo
Notícias ao Minuto

15:53 - 02/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Uma escola primária de Corpus Christi, no Texas, passou por um susto na quarta-feira de manhã, quando um dos estudantes, com apenas quatro anos, levou um revólver carregado numa mochila, obrigando o estabelecimento escolar a fechar preventivamente.

O incidente na John F. Kennedy Elementary School deu-se por volta das 9h00, esclareceu o distrito escolar à NBC News. Os polícias foram à casa do pequeno estudante e identificaram os pais como proprietários da arma de fogo.

O pai, Paul Torres, de 30 anos, foi acusado por tornar uma arma acessível a crianças e por ter colocado uma criança em perigo. Torres foi, mais tarde, libertado sob fiança.

Segundo a NBC News, citando dados da organização não-governamental Everytown for Gun Safety, este ano já ocorreram, pelo menos, 181 disparos acidentais por crianças, que resultaram em 77 mortes e 115 feridos por todo o país.

A mesma organização adverte que três quartos dos atiradores de tiroteios em escolas conseguiram a arma através de um pai ou familiar.

O estado norte-americano do Texas é o estado onde é mais fácil comprar armas de fogo, e qualquer legislação que tente proibir ou restringir a compra, porte e uso de armas 'esbarra' nas autoridades texanas.

Mesmo depois do tiroteio na escola de Uvalde, onde morreram 19 crianças e dois professores (com o atirador a ter comprado uma arma poucos dias antes, no dia do seu 18.º aniversário), os republicanos conservadores que governam o estado recusaram-se a discutir a posse de armas.

O tiroteio em Uvalde - o pior tiroteio escolar desde o massacre na escola de Sandy Hook, em 2012, no qual morreram 26 pessoas - obrigou a escola a preparar-se para incidentes semelhantes, e a arma encontrada na posse da criança despoletou procedimentos de confinamento.

A polícia acrescenta que a arma foi "rapidamente apreendida" pelas autoridades presentes.

A violência com armas de fogo é a causa de morte mais comum entre crianças e adolescentes até aos 19 anos, segundo dados de várias entidades norte-americanas de saúde, ultrapassando doenças como o cancro, a sinistralidade rodoviária e overdoses provocadas pelo consumo de drogas.

Leia Também: Órgãos de comunicação processam autoridades de Uvalde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório