Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

"Pequena quantidade" de radioatividade detetada na Finlândia

Esta realidade pode ser explicada pela existência, na região, de vários reatores nucleares.

"Pequena quantidade" de radioatividade detetada na Finlândia
Notícias ao Minuto

09:06 - 31/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Finlândia

Foram detetadas pequenas quantidades de isótopos radioativos em amostras de ar recolhidas em Kotka, no sudeste da Finlândia, está a reportar a Reuters, que cita a autoridade nuclear nacional. Porém, essa realidade não apresenta riscos para a saúde humana, numa altura em que descobertas dessa natureza são até "bastante normais".

"A radioatividade observada não tem impacto no ambiente nem na saúde humana, uma vez que as concentrações eram muito baixas", disse a Autoridade de Radiação e Segurança Nuclear (STUK), numa declaração divulgada esta quarta-feira.

Esta realidade pode ser explicada pela existência, na região, de vários reatores nucleares - nomeadamente na própria Finlândia, na Suécia e na Rússia.

Por isso mesmo, há sempre a possibilidade de "pequenas quantidades de zircónio e nióbio" poderem "escapar para o ar, por exemplo, a partir do combustível de uma central nuclear durante a manutenção" das suas instalações, explicou a STUK.

No momento em que as amostras para análise foram recolhidas, as correntes de ar fluíam do leste e sudeste. Porém, a fonte da radiação é, até agora, desconhecida. 

A autoridade nuclear, por via de um porta-voz, acrescentou que não planeia levar a cabo qualquer investigação adicional,  uma vez que tais descobertas são "bastante normais".

Leia Também: Zaporíjia. Níveis de radioatividade estão normais, dizem Moscovo e Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório