China 'semeia' nuvens para fazer chover durante onda de calor

Processo é conhecido popularmente como "chuva artificial" e é uma técnica utilizada com o objetivo de fazer com que as partículas de água das nuvens se juntem e, assim, chova.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
17/08/2022 20:03 ‧ 17/08/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Seca

Parece uma cena de filme, mas, aparentemente, este é o plano da China para travar a seca severa que se vive no país. De acordo com a CNN, o país estará a 'semear nuvens' de modo a forçar chuva numa altura em que partes do rio Yangtze - o maior rio na Ásia - começaram a secar. 

O processo é conhecido popularmente como 'chuva artificial' e é uma técnica utilizada com o objetivo de fazer com que as partículas de água das nuvens se juntem e, assim, chova.

É uma forma de controlo do clima que consiste na tentativa de alterar a quantidade ou o tipo de precipitação meteorológica que cai das nuvens recorrendo à 'semeadura' de iodeto de prata ou gelo seco nas nuvens. 

Os planos chineses têm que ver com a seca e a pior onda de calor já registada no país. Várias regiões do Yangtze lançaram programas de modificação do clima, mas as operações em algumas partes da bacia do rio devastadas pela seca permaneceram à espera que caia alguma água.

O Ministério de Recursos Hídricos da China alertou, esta quarta-feira, que a seca em toda a bacia do rio Yangtze estava a "afetar negativamente a segurança da água potável da população rural e do gado, e o crescimento das colheitas".

Leia Também: Altas temperaturas e seca na China afetam água potável e colheitas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas