Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

China 'semeia' nuvens para fazer chover durante onda de calor

Processo é conhecido popularmente como "chuva artificial" e é uma técnica utilizada com o objetivo de fazer com que as partículas de água das nuvens se juntem e, assim, chova.

China 'semeia' nuvens para fazer chover durante onda de calor
Notícias ao Minuto

20:03 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Seca

Parece uma cena de filme, mas, aparentemente, este é o plano da China para travar a seca severa que se vive no país. De acordo com a CNN, o país estará a 'semear nuvens' de modo a forçar chuva numa altura em que partes do rio Yangtze - o maior rio na Ásia - começaram a secar. 

O processo é conhecido popularmente como 'chuva artificial' e é uma técnica utilizada com o objetivo de fazer com que as partículas de água das nuvens se juntem e, assim, chova.

É uma forma de controlo do clima que consiste na tentativa de alterar a quantidade ou o tipo de precipitação meteorológica que cai das nuvens recorrendo à 'semeadura' de iodeto de prata ou gelo seco nas nuvens. 

Os planos chineses têm que ver com a seca e a pior onda de calor já registada no país. Várias regiões do Yangtze lançaram programas de modificação do clima, mas as operações em algumas partes da bacia do rio devastadas pela seca permaneceram à espera que caia alguma água.

O Ministério de Recursos Hídricos da China alertou, esta quarta-feira, que a seca em toda a bacia do rio Yangtze estava a "afetar negativamente a segurança da água potável da população rural e do gado, e o crescimento das colheitas".

Leia Também: Altas temperaturas e seca na China afetam água potável e colheitas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório