Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Homem ganha processo que se arrastou 22 anos por causa de 24 cêntimos

É caso para dizer que quem espera sempre alcança.

Homem ganha processo que se arrastou 22 anos por causa de 24 cêntimos
Notícias ao Minuto

15:41 - 14/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Insólito

Um homem ganhou um processo, na semana passada, depois de lhe terem cobrado mais 20 rupias - cerca de 24 cêntimos - numa estação de comboios no estado de Uttar Pradesh, na Índia.

"Participei em mais de 100 audiências relacionadas com este caso", explicou Tungnath Chaturvedi à BBC. "Mas não se pode colocar um preço em toda a energia e tempo que eu perdi", rematou o homem, que tem hoje 66 anos. 

De acordo com o também advogado, tudo aconteceu na estação de Mathura. O preço dos dois bilhetes era de 70 rupias, mas ao entregar uma nota de 100 o funcionário cobrou 90 rupias. Ele disse ao funcionário que a conta estava mal feita, mas não obteve o dinheiro, e acabou por avançar com um processo, no ano de 1999.

"Os serviços ferroviários tentaram rejeitar o caso, explicando que as queixas deveriam ser dirigidas a outro tribunal que não o dos consumidores", que funcionam muito lentamente.

"Mas recorremos a uma regra do Supremo Tribunal de 2021 que dizia que o caso podia ser ouvido em qualquer tribunal", explicou  Chaturvedi, acrescentando que das outras vezes as audiências eram atrasadas por causa dos juízes estariam de férias ou em período de luto.

Para além do valor que foi mal cobrado, os serviços ferroviários foram obrigados a pagar-lhe uma multa de 15 mil rupias, cerca de 184 euros.

"Não é uma questão de dinheiro. É uma luta pela justiça e contra a corrupção, e por isso valeu a pena", notou.

Leia Também: Brooksby decide comer durante o encontro um... hambúrguer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório