Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Menina volta a andar após perder pernas em ataque russo: "Incrível"

Yana, de 11 anos, perdeu pernas após um ataque russo com um míssil. A sua recuperação é agora uma fonte de inspiração.

Notícias ao Minuto

12:30 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Yana Stepanenko perdeu as duas pernas na sequência de um ataque russo na estação ferroviária de Kramatorsk, em abril. Agora, passados quatro meses, esta pequena guerreira ucraniana começou a dar os primeiros passos com próteses, nos Estados Unidos. 

Através das redes sociais, a Right to Walk Foundation, localizada na Califórnia, tem partilhado a recuperação da menina, de 11 anos.

Sublinhe-se que o ataque com um míssil ocorreu quando a família Stepanenko estava na estação ferroviária. Além de Yana, a sua mãe, Natalia, também perdeu uma perna. Já Yaroslav, irmão da menina, escapou ileso.

Tal como relata o jornal Pravda, que cita o autarca de Lviv, depois de um mês de reabilitação no hospital daquela cidade, mãe e filha foram enviadas, juntamente com a família, para os Estados Unidos e começaram agora o seu processo com as próteses. 

“Notícias fantásticas! A Yana acabou de dar os seus primeiros passos com as suas novas pernas prostéticas! Não dá para acreditar que a Yana, sofrendo amputações tão traumáticas e problemas de regeneração óssea, se reabilitou tão rápido”, escreveu  a Right to Walk Foundation, numa publicação divulgada nas redes sociais. “Yana, foste absolutamente incrível, e estamos super animados e felizes por ti. Mantém-te de pé e orgulhosa”, acrescentaram. A Fundação também tem partilhado a recuperação da mãe de Yana.

Recorde-se que foi em julho, que a Ucrânia e os Estados Unidos chegaram a acordo para um programa de próteses para crianças feridas. Os doentes recebem cuidados de saúde mental.

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Rússia não apoia desmilitarização em torno da central de Zaporíjia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório