Meteorologia

  • 07 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 30º

AO MINUTO: "Mundo não deve esquecer Chernobyl"; Zelensky agradece apoio

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: "Mundo não deve esquecer Chernobyl"; Zelensky agradece apoio
Notícias ao Minuto

07:51 - 08/08/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Mundo Ucrânia/Rússia

Ao 166º. dia de invasão das tropas russas na Ucrânia, as 'tréguas' parecerem continuar a funcionar no mar, enquanto os bombardeamentos continuam em terra.

O ministro da Defesa da Turquia disse, esta segunda-feira, que mais dois navios tiveram 'luz verde' para zarpar dos portos ucranianos. De acordo com a Reuters, um deles transporta cerca de 11 mil toneladas de soja e o outro pelo menos 48 mil toneladas de milho.

Recorde-se que, segundo o centro de coordenação das operações de exportações de cereais - que incluem representantes da Rússia, Ucrânia, Turquia e Organização das Nações Unidas -, é esperado que hoje cheguem à Turquia quatro navios que saíram dos portos ucranianos ontem.

Fim de cobertura

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Boa noite! Damos por terminado o acompanhamento AO MINUTO dos desenvolvimentos da invasão russa da Ucrânia. Poderá acompanhar uma nova cobertura na manhã desta terça-feira.

Rússia suspende inspeções de arsenal nuclear dos EUA

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A Rússia informou os Estados Unidos da América (EUA) que suspendeu "temporariamente" as inspeções no local das suas armas nucleares estratégicas. Estas inspeções faziam parte do tratado de controlo de armas conhecido como New START (Novo Começo), em vigor desde fevereiro de 2011.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo citado pela BBC, os EUA estão neste momento em vantagem no que diz respeito a este acordo tendo em conta que privaram a Rússia do direito de realizar inspeções em território americano.

Segundo a tutela, as sanções dos EUA impostas à Rússia sobre a Ucrânia mudaram as condições entre os países sendo necessário suspender o último acordo de redução de armas remanescente entre os antigos rivais da Guerra Fria.

Rússia suspende inspeções de arsenal nuclear dos EUA

De acordo com a Rússia, os EUA estão neste momento em vantagem tendo em conta que privaram Moscovo do direito de realizar inspeções em território americano.

Beatriz Cavaca | 23:58 - 08/08/2022

"O mundo não deve esquecer Chernobyl", diz Zelensky sobre Zaporizhzhia

Beatriz Cavaca | há 1 mês

"O mundo não deve esquecer Chernobyl e o facto de que Zaporizhzhia é a maior central da Europa. O desastre de Chernobyl [em 1986] foi a explosão de um reator e a central de Zaporizhzhia tem seis reatores", disse hoje à noite Zelensky no seu discurso vídeo diário.

"São necessárias novas sanções contra o Estado terrorista e toda a indústria nuclear russa, que está a criar a ameaça de uma catástrofe nuclear", relembrou Zelensky.

Finlândia vai ceder 20 militares para formar ucranianos no Reino Unido

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A Finlândia vai enviar cerca de 20 militares para o Reino Unido para colaborar no programa de treino militar para membros das Forças Armadas da Ucrânia, informou hoje o Ministério da Defesa finlandês.

Serviços secretos dizem ter evitado assassínio do ministro da Defesa

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) revelou esta segunda-feira que neutralizou uma tentativa de assassínio do ministro da Defesa e do chefe de inteligência militar ucranianos, acrescentando que deteve dois suspeitos do "serviço secreto russo".

Pentágono diz que 80.000 soldados russos foram mortos ou feridos

Beatriz Cavaca | há 1 mês

"Os russos perderam provavelmente 70.000 ou 80.000 soldados em menos de seis meses", disse Kahl, secretário-adjunto da Defesa para a a Política, aos jornalistas, observando que o número inclui mortos e feridos.

As forças russas também perderam "3.000 ou 4.000" veículos blindados, e podem ter falta de mísseis guiados de precisão, incluindo mísseis ar-terra e mar-terra, acrescentou.

Pentágono diz que 80.000 soldados russos foram mortos ou feridos na guerr

Cerca de 80.000 soldados russos foram mortos ou feridos desde o início da invasão da Ucrânia, disse hoje o número três do Pentágono, Colin Kahl, salientando que os alvos anunciados pelo Presidente russo, Vladimir Putin, ainda não foram atingidos.

Lusa | 21:22 - 08/08/2022

ONU pede mais 2.000 milhões de dólares em doações para ajuda humanitária

Beatriz Cavaca | há 1 mês

As Nações Unidas pediram esta segunda-feira mais 2.000 milhões de dólares de fundos para ajuda humanitária à Ucrânia, elevando o total solicitado aos doadores para os 4.300 milhões de dólares, por temerem um inverno muito difícil.

Zelensky também agradece o apoio dos EUA

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Tal como o MNE ucraniano, também o presidente Volodymyr Zelensky, recorreu à rede social Twitter para agradecer o apoio dos Estados Unidos.

Na rede social revela que "está grato ao povo dos EUA e ao presidente Joe Biden". Diz ainda que "cada dólar dessa ajuda é um passo para derrotar o agressor".

Por fim, acrescenta que: "Vamos sempre lembrar o apoio da liderança de  americana no momento em que é mais necessário!"

MNE ucraniano agradece apoio dos EUA à Ucrânia

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Recorrendo à rede social Twitter o Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, aproveitou para manifestar estar "profundamente grato ao nosso aliado de confiança, os Estados Unidos, e ao secretário de estado Antony Blinken".

Disse ainda que "este pacote de segurança oportuno e essencial vai ajudar-nos a derrotar a agressão russa em andamento" e prova que "a Ucrânia e os EUA desfrutam de um alto nível de confiança e cooperação".

EUA anunciam maior pacote de armamento para Kyiv avaliado em 982 milhões

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Os Estados Unidos anunciaram hoje um pacote de fornecimento de armas à Ucrânia avaliado em mil milhões de dólares (982 milhões de euros), o maior até hoje, incluindo lança-foguetes, munições e outro armamento proveniente das reservas do Departamento da Defesa.

Banco Mundial disponibiliza nova ajuda de 4.419 milhões à Ucrânia

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O Banco Mundial anunciou hoje que vai disponibilizar uma ajuda adicional de 4.500 milhões de dólares (cerca de 4.419 milhões de euros) à Ucrânia para atender a "necessidades urgentes" criadas pela guerra.

Ex-ministro da Defesa ucraniano Mikhailo Yezhel acusado de alta traição

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O ex-ministro da Defesa ucraniano, Mikhailo Yezhel, foi acusado de alta traição pelo seu papel num acordo para estender a permanência da Marinha russa na Crimeia, em 2010, divulgou hoje o Departamento de Investigação do Estado (SBI) da Ucrânia.

Nova multa para jornalista que exibiu na TV russa cartaz contra a guerra

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Considerada culpada por um tribunal administrativo de Moscovo por ter "desacreditado" o exército russo, Ovsiannikova deverá pagar uma multa de 40.000 rublos (cerca de 650 euros), indicou a própria na sua conta da rede social Telegram.

O seu advogado, Dmitri Zakhvatov, disse, em declarações à agência de notícias francesa AFP, que a jornalista russa foi condenada com base numa mensagem que havia publicado na rede social Facebook.

Nova multa para jornalista que exibiu na TV russa cartaz contra a guerra

A jornalista russa Marina Ovsiannikova, celebrizada por interromper o noticiário de um canal televisivo estatal russo com um cartaz contra a guerra na Ucrânia, foi hoje condenada ao pagamento de mais uma multa por denunciar o conflito.

Lusa | 18:57 - 08/08/2022

EUA vão enviar mais 4,5 mil milhões de dólares à Ucrânia

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Os Estados Unidos vão enviar mais 4,5 mil milhões de dólares à Ucrânia, segundo anunciou esta segunda-feira a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAid).

Com este valor, os EUA elevam o apoio financeiro dado ao país invadido pela Rússia, desde o início da guerra, para os 8,5 mil milhões de dólares.

Kyiv acusa Amnistia Internacional de usar testemunhos obtidos sob pressão

Beatriz Cavaca | há 1 mês

As autoridades ucranianas disseram hoje que a Amnistia Internacional (AI) usou testemunhos obtidos "sob pressão" em territórios controlados pela Rússia para preparar um relatório em que acusou o Exército ucraniano de colocar civis em risco.

Mais de 170 sítios do património cultural atingidos pela guerra

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Mais de 170 monumentos e sítios históricos, do património cultural ucraniano, foram atingidos pela guerra, desde a invasão russa de 24 de fevereiro, anunciou a Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO), no levantamento de agosto.

Kyiv e Moscovo pedem envio de missão à central nuclear de Zaporizhzhia

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Em declarações em Viena, o embaixador ucraniano junto da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA, organização do sistema da ONU), Yevhenii Tsymbaliuk, reconheceu que a situação na central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, "não é positiva" e advertiu sobre um "potencial desastre".

Em contraste, a Rússia assegurou hoje que mantém a AIEA informada sobre a situação da central nuclear, atualmente controlada pelo exército russo e alvo de vários ataques na passada sexta-feira, admitindo ainda a necessidade de uma inspeção internacional.

Kyiv e Moscovo pedem envio de missão à central nuclear de Zaporijia

A Ucrânia considerou hoje "totalmente despropositadas" as alegações russas de que Kyiv tenha bombardeado a central nuclear de Zaporijia, no sudeste do país, e pediu o envio de uma missão internacional dirigida pela ONU até finais de agosto.

Lusa | 17:24 - 08/08/2022

Povo ucraniano envia mensagens a russos nas munições das armas

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Desde a venda de fotografias com pessoas nuas a figuras de Lego personalizadas, as angariações de fundos que os voluntários ucranianos têm feito para as forças armadas ucranianas é cada vez mais criativa e singular.

A ideia mais recente das organizações que se dedicam a este fim é a venda de mensagens que irão fazer parte dos cartuchos de artilharia lançados às tropas russas. Entre elas pode ler-se: "Que se lixem os russos" ou "ardam no inferno". Algumas são simples e outras mais pessoais como: "Para o meu amigo peludo Sr. Kotowski" ou "hey Ruskie! Espero que gostes de metal ucraniano". 

SEF já concedeu 49.405 proteções temporárias a refugiados ucranianos

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) informou hoje que desde o conflito na Ucrânia, em fevereiro passado, já concedeu 49.405 proteções temporárias a ucranianos ou estrangeiros que residiam no país, entre elas 13.409 a menores.

Permitir à Rússia intimidar a Ucrânia significa “época aberta” no mundo

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O secretário de estado norte-americano Antony Blinken afirmou, esta segunda-feira, que permitir que a Rússia "intimide" a Ucrânia sem oposição significaria uma "época aberta" no mundo.

"Se permitirmos que um grande país intimide um menor, simplesmente invada e conquiste o seu território, então será uma época aberta de caça, não apenas na Europa, mas em todo o mundo", referiu o governante americano, citado pela agência Reuters.

Permitir à Rússia intimidar a Ucrânia significa “época aberta” no mundo

Para os EUA é importante enfrentar a Rússia porque a sua agressão contra a Ucrânia ameaça os princípios fundamentais do sistema internacional.

Beatriz Cavaca | 16:39 - 08/08/2022

Ucrânia condena soldado russo a dez anos de prisão

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Um soldado russo foi, esta segunda-feira, condenado a dez anos de prisão por um tribunal ucraniano, depois de ser considerado culpado de violar as leis de guerra ao disparar um tanque contra um prédio residencial de vários andares.

Segundo a notícia avançada pela Reuters, que cita uma fonte oficial do Ministério do Interior da Ucrânia, Mikhail Kuliokov, capturado enquanto lutava, foi considerado culpado por um tribunal no nordeste de Chernihiv.

Ucrânia condena soldado russo a dez anos de prisão

Soldado disparou tanque contra prédio residencial.

Notícias ao Minuto | 15:26 - 08/08/2022

ONU quase duplica pedido urgente de ajuda para apoiar mais ucranianos

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A ONU praticamente duplicou hoje o pedido urgente de ajuda financeira para a Ucrânia para 4.300 milhões de dólares (mais de 4.200 milhões de euros), face ao aumento do número de pessoas que necessitam de apoio.

EUA advertem Estados africanos que se "envolvem com países sancionados"

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A embaixadora norte-americana nas Nações Unidas advertiu os Estados africanos que se "envolvem com países sancionados" pelos EUA, lembrando que a invasão russa da Ucrânia está a prejudicar o continente.

Romenos apelam a compra de comprimidos de iodo devido a desastre nuclear

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O ministro da Saúde da Roménia, Alexandru Rafila, pediu hoje à população com menos de 40 anos para se abastecer "o mais rapidamente possível" com comprimidos de iodo, dado o risco de um desastre nuclear na vizinha Ucrânia.

Visitas a Zaporizhzhia? Rússia diz que está disposta a facilitar

Teresa Banha | há 1 mês

O representante da Rússia na Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) disse, esta segunda-feira, que a Rússia estava disposta a facilitar uma visita da organização à central nuclear de  Zaporizhzhia, que nos últimos dias tem estado sob fogo - o que já levou a Kyiv e Moscovo a acusarem-se mutuamente dos ataques que têm sido registados no local.

De acordo com a agência RIA Novosti, citada pela agência Reuters, as declarações do responsável russos foram feitas hoje. Também hoje o seu homólogo ucraniano afirmou que iriam "usar todos os canais diplomáticos para levar a AIEA e a Organização das Nações Unidas mais perto de cumprirem a  sua missão", que seria visitar o local até ao final de agosto, como tem vindo a ser solicitado.

WizzAir acaba com rotas com Moscovo em outubro

Teresa Banha | há 1 mês

A companhia aérea WizzAir vai deixar de operar voos entre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Moscovo, na Rússia, a partir de 3 de outubro.

Recorde-se que outros voos da companhia área para a Rússia já tinham sido cancelados nos primeiros dias da invasão das tropas russas na Ucrânia, a 24 de fevereiro.

De acordo com o que a Reuters, que cita um comunicado da companhia, a Wizz Air Abu Dhabi, uma empresa conjunta, irá operar os voos entre a capital dos Emirados e a capital russa.

Rússia assina diploma para referendo de anexação de Zaporizhzha

Teresa Banha | há 1 mês

A administração russa de Zaporizhzha assinou um decreto que prevê um referendo sobre a anexação da região à Rússia, de acordo com o que avança esta segunda-feira a agência russa RIA Novasti.

Recorde-se que o presidente da Ucrânia garantiu, no domingo, que se a Rússia avançasse com os referendos - discutidos as regiões de Zaporizhzha e Kherson - não iriam haver negociações com a Rússia.

"Se os ocupantes continuarem o caminho dos pseudo-referendos eles vão acabar com as hipóteses de negociar com a Ucrânia e o mundo livre, que a Rússia vai sem dúvida precisar em algum momento", referiu Volodmyr Zelensky.

Administração pró-russa de Zaporijia anuncia referendo sobre integração

A administração pró-Moscovo da região de Zaporijia, no sudeste da Ucrânia, anunciou hoje o início dos preparativos para a realização de um referendo sobre a adesão à Rússia, noticiou a agência russa RIA Novosti.

Lusa | 13:19 - 08/08/2022

Rússia pede pressão sobre Kyiv para evitar ataques a central nuclear

Teresa Banha | há 1 mês

A Rússia pediu, esta segunda-feira, aos países com influência junto das autoridades ucranianas que a utilizem para impedir ataques às instalações da central nuclear de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, atualmente sob controlo militar russo. 

Rússia pede pressão sobre Kyiv para evitar ataques a central nuclear

A Rússia pediu hoje aos países com influência junto das autoridades ucranianas que a utilizem para impedir ataques às instalações da central nuclear de Zaporijia, no sudeste da Ucrânia, atualmente sob controlo militar russo.

Lusa | 12:47 - 08/08/2022

Ucranianos trocam informações (e dinheiro) com russos e são detidos

Teresa Banha | há 1 mês

Seis ucranianos que "esperavam pela paz russa" foram detidos em Bakhmut, ne região separatista de Donetsk, de acordo com o que fontes da polícia local escreveram, esta segunda-feira, no Telegram.

"Disrupção e morte e morte e morte é aquilo que os russos trazem. No entanto, para alguns, o luto que o sofrimento que os russos trazem não é suficiente", explicam as autoridades.

"Estes monstros admiram e esperam por ele: falam com russos, dinheiro por informações. Sim, também temos pessoas assim na Ucrânia", remataram.

Primeiro navio com cereais da Ucrânia chegou ao destino na Turquia

Teresa Banha | há 1 mês

O primeiro dos navios que saíram da Ucrânia com cereais a chegar ao destino atracou, esta segunda-feira, num porto turco, no âmbito do acordo mediado pela Turquia e pela ONU, anunciaram as autoridades locais.

Primeiro navio com cereais da Ucrânia chegou ao destino na Turquia

O primeiro dos navios que saíram da Ucrânia com cereais a chegar ao destino atracou hoje num porto turco, no âmbito do acordo mediado pela Turquia e pela ONU, anunciaram as autoridades locais.

Lusa | 11:27 - 08/08/2022

Queimar gás russo? Rússia está a ser "obrigada" (e a perder milhões)

Teresa Banha | há 1 mês

A Rússia está a queimar gás desde 17 de junho, de acordo com o que avançou, na semana passada, a publicação finlandesa Yle. De acordo com a estação televisiva o gás está a ser queimado na estação de compressão Portovaya, nas instalações da Gazprom. A situação foi avistada da Finlândia e uma fotografia foi partilhada no Facebook do ministro da Energia da Ucrânia.

"O tempo está contra o chantagista",  refere Herman Hlushchenko no Facebook, referindo que os russos estão a ser obrigados a queimar o gás e a perder dinheiro devido às sanções.

Rússia queima gás? É uma má notícia, mas pode significar sucesso de Kyiv

As publicações finlandesas avistaram chamas ao longo da fronteira. O ministro da Energia diz que este é um sinal de sucesso do Ocidente, que terão deixado a Rússia entre o poço e o ar - ou seja, sem outra opção.

Teresa Banha | 12:10 - 08/08/2022

Central nuclear atacada? "Consequências catastróficas para Europa"

Teresa Banha | há 1 mês

O porta-voz do Kremlin acusou a Ucrânia, esta segunda-feira, de atacar a central nuclear de Zaporizhzhia, e avisou que estas ações terão "consequências catastróficas".

"Os bombardeamentos dos territórios da central nuclear por parte das forças armadas ucranianas é uma atividade potencialmente perigosa... repleto de consequências catastróficas numa grande área, incluindo a Europa", afirmou Dmitry Peskov, citado pela agência France-Press.

"O Kremlin não vê resistência", afirma Podolyak após pedir armas

Teresa Banha | há 1 mês

O principal conselheiro da presidência da Ucrânia voltou, esta segunda-feira, a pedir mais armamento. "Cada passo da Rússia em direção ao pseudo-referendo em territórios ocupados deve ter como resposta o fornecimento de armas. O Kremlin está a testar a prontidão do mundo para 'engolir' a anexação e não vê resistência", começou por escrever Mykhaylo Podolyak.

"O agressor tem que perceber qual é o preço de cada passo. Linhas vermelhas devem ser traçadas", rematou.

Zaporizhzhia. Central "é russa ou de ninguém"?

Teresa Banha | há 1 mês

A empresa de energia nuclear Energoatom pediu, esta segunda-feira, para que a central nuclear seja uma zona desmilitarizada, assim como defendeu a ideia de responsáveis no local para que a seja encontrada segurança. Os comentários foram feitos pelo chefe da empresa, de acordo com o que a Reuters avança.

Simultaneamente, a empresa acusou a Rússia de colocar minas na central. "Plantámos minas em todas as instalações importantes da central nuclear de Zaporizhzhia. E não escondemos isto do inimigo. Avisámo-los. O inimigo sabe que a central ou será russa ou não será de ninguém", terá dito um dos responsáveis russos, Valeriy Vasyliev.

"Qualquer ataque a uma central nuclear é um ataque suicida", diz Guterres

Teresa Banha | há 1 mês

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas solicitou, esta segunda-feira, que responsáveis internacionais tenham acesso à central nuclear de Zaporizhzhia, depois de o fim de semana ter ficado marcada por um novo ataque no local, que não terá causado consequências graves.

"Qualquer ataque a uma central nuclear é um ataque suicida", referiu António Guterres durante uma conferência de imprensa, no Japão. Recorde-se que o responsável esteve presente nas cerimónias em que se assinalam 77 anos dos bombardeamentos atómicos em Hiroshima e Nagasaki.

A Ucrânia acusou a Rússia de destruir três sensores de radiação e de ferir um trabalhador, no sábado, durante aquele que foi o segundo ataque ao local na última semana.

Líder da ONU exige fim de ataques "suicidas" a centrais nucleares

O secretário-geral da ONU apelidou hoje qualquer ataque a centrais nucleares como "suicida" e pediu a suspensão das operações militares junto de Zaporijia e a abertura da central ucraniana à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Lusa | 03:44 - 08/08/2022

 

Juan é um espanhol que lutou na Ucrânia. Zelensky visitou-o no hospital

Teresa Banha | há 1 mês

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, visitou a 29 de julho um hospital onde se encontravam vários feridos de guerra. Entre eles, estava Juan, um cidadão espanhol, que respondeu ao apelo do líder ucraniano aquando do início da guerra.

"Se fosse rico tinha doado dinheiro para ajudar a Ucrânia. Se fosse médico, tinha vindo tratar dos doentes. Mas sei lutar, por isso decidi ajudar da melhor forma que pude", afirmou.

Conheça a história de Juan clicando no link abaixo:

Juan deixou Espanha e foi para a guerra. Foi ferido e Zelensky visitou-o

Momento foi registado pelo presidente da Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 08:50 - 08/08/2022

Cinco mortos e 17 feridos em ataques em Donetsk

Teresa Banha | há 1 mês

O governador da região de Donetsk disse, esta segunda-feira, que cinco pessoas morreram na sequências dos ataques na região que ocorreram ontem.

De acordo com o que Pavlo Kyrylenko publicou no Telegram, houve ainda 17 feridos.

 

"Estamos a alcançar a paz nos nossos termos", diz Dmitry Medvedev

Teresa Banha | há 1 mês

O antigo presidente da Rússia Dmitry Medvedev reiterou que o objetivo do Ocidente "é destruir a Rússia", de acordo com uma entrevista dada à estação TASS.

"A Rússia está a realizar uma operação militar especial na Ucrânia e está a alcançar a paz nos nossos termos", referiu o também ex-primeiro-ministro do país, entre 2012 e 2020.

O antigo governante é agora vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia.

 

 

Bombardeamento em Kharkiv continuam esta segunda-feira

Teresa Banha | há 1 mês

O presidente da Câmara de Kharkiv escreveu, esta segunda-feira de manhã, que novos ataques estavam a ocorrer na cidade, depois de ontem o local ter sido atingido.

"Pavlovo Pole está a ser bombardeada esta manhã. Houve uma explosão há minutos. Não há infraestruturas militares nesta zona pacífica e densamente habitada. Peço a todos que fique em abrigos - os bombardeamentos podem repetir-se", escreve Ihor Terekhov no Telegram.

Desinformação paira em Lviv, mas governador garante que avisos funcionam

Teresa Banha | há 1 mês

O governador de Lviv deixou, esta segunda-feira, uma mensagem aos residentes no Telegram, na qual alerta para a propagação de rumores que estão a correr sobre a falta de sgeurança.

"A 8 de agosto, às 2.57, um dos canais de Telegram informou que houve um alerta de ataque aéreo em Lviv, mas devido a razões técnicas, a cidade a as aplicações não enviaram uma notificação. Esta informação é falsa. Não houve ameaças", garantiu Maksym Kozytskyi.

 

Ucrânia volta a atingir ponte Antonivskiy, que serve para reabastecimento

Teresa Banha | há 1 mês

O vice-presidente da administração militar-civil imposta por Moscovo afirmou, esta segunda-feira, que a ponte Antonivskiy, e, Kherson, foi atingida pelas forças ucranianas. Recorde-se que esta  infraestrutura já tinha sido atingida no final do mês passado por Kyiv, como estratégia para isolar a cidade. 

"O ataque foi na ponte Antonivskiy. O equipamento dos construtores que a estavam a reparar ardeu, mas não há prejuízos críticos. Mas a abertura da ponte está atrasada", afirmou Kirill Stremousov, citado pela agência russa Interfax.

Recorde-se que esta ponte é uma das duas formas para o reabastecimento das forças russas ao longo do rio Dnieper, e que liga a região de Kherson, controlada pelos russos, à Crimeia, também sob controlo russo.

Saíram da Ucrânia mais dois navios com cereais

Teresa Banha | há 1 mês

Dois novos navios, carregados de cereais, saíram, esta segunda-feira, de portos ucranianos, anunciou o Ministério da Defesa da Turquia, citado pela Reuters. 

Saíram da Ucrânia mais dois navios com cereais

Anúncio foi feito pela Turquia.

Notícias ao Minuto | 07:57 - 08/08/2022

Rússia estará a minar a sua linha de combate

Teresa Banha | há 1 mês

O ministério da Defesa do Reino Unido informou, esta segunda-feira, que é provável que as forças russas estejam a colocar minas na linha de defesa em Donbass.

"Estas minas têm potencial para infligir feridos ou mortes entre os militares e civis", escrevem os responsáveis. De acordo com os serviços secretos britânicos, as minas PFM-1, também conhecidas como "minas borboleta", foram usadas na guerra do Afeganistão entre 1979 e 1989.

De acordo com a mesma fonte, a Rússia manteve stock destas minas e, a serem usadas agora, são "imprevisíveis".

Para recordar

Teresa Banha | há 1 mês

Início de acompanhamento

Teresa Banha | há 1 mês

Damos início a mais um acompanhamento AO MINUTO de todas as incidências relacionadas com a guerra na Ucrânia. Para recordar o que de mais importante se passou no domingo, clique abaixo:

AO MINUTO: Zelensky pede "resposta mais forte"; Sete explosões em Kharkiv

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:18 - 07/08/2022

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório