Um grupo de cidadãos resolveu criar um movimento que pretende entrar no leilão e garantir o uso público da ilha visto que, este é um local que tem sido alvo de muita especulação imobiliária para fins turísticos.
A ilha tem sete hectares, está habitada e tem uma longa história. Inicialmente foi abandonada devido a uma praga e, mais tarde, foi a casa de um hospital mental onde se fazia lobotomias. É considerada assombrada porque há o mito de que centenas de espíritos vivem na ilha.
A fama de ser um local assombrado surgiu pelos programas como ‘Ghost Adventures’, do Travel Channel, ou ‘Scariest Places on Earth’, da Fox e daí, surgiu a “ilha mais assombrada do mundo”, revela o jornal The Independent.
O Estado italiano procura alguém que adquira os direitos de exploração da ilha durante 99 anos.
No entanto, um grupo de habitantes decidiu criar a associação ‘Poveglia per Tutti’, procurando reunir dinheiro para manter a ilha no domínio público.
O Estado italiano tem 45 propriedades que serão colocadas em hasta pública até ao final do ano. No caso da Poveglia, poderá ser licita até 6 de maio, incluindo o castelo de Gradisca, uma antiga fortificação militar em Trieste, o antigo convento Monteoliveto de Taranto e uma casa senhorial em Loreto.