Surto de difteria na Suíça. Bactéria não surgia no país há 40 anos

Várias pessoas foram infetadas com difteria num centro para requerentes de asilo.

bastonário da Ordem dos Médicos jose manuel silva

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
03/08/2022 15:47 ‧ 03/08/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

difteria

Pelo menos seis pessoas que vivem num centro de asilo em Berna, contraíram a doença mas não tiveram dificuldades em respirar, disse na terça-feira um porta-voz da Secretaria de Estado das Migrações.

Estes são os primeiros casos conhecidos de infeção de difteria na Suíça em quase 40 anos. 

O grupo de pessoas infetadas foi colocado em isolamento e mais de 170 outros requerentes de asilo, nomeadamente - menores não acompanhados - estão em quarentena no centro. Em muitos casos a doença é fatal. O antigo hospital alberga até 350 pessoas.

A difteria é raramente detetada na Europa Ocidental, onde durante décadas as crianças foram vacinadas contra a infeção altamente contagiosa.

No entanto, a difteria ainda é comum nos países em desenvolvimento. O último caso conhecido da doença infeciosa na Suíça foi registado em 1983, segundo o Gabinete Federal de Saúde Pública.

Segundo informação do site do SNS 24, a difteria é uma doença infeciosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae. Esta doença bacteriana aguda afeta sobretudo a garganta e as vias aéreas superiores, com lesões localizadas frequentemente nas amígdalas, laringe e nariz. A bactéria que causa a difteria também produz uma toxina que atinge outros órgãos.

A difteria provoca febre ligeira, dor de garganta e falta de apetite. As complicações mais graves incluem obstrução da via aérea (pela formação de membrana na garganta), falência cardíaca e renal, paralisia dos músculos da deglutição (ato de engolir) e pneumonia.

Leia Também: Estatuto do SNS precisa de ser regulamentado "o mais célere possível"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas