Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Chipre regista primeiro caso de infeção humana do vírus Monkeypox

O caso foi detetado num homem de 40 anos, que viajou recentemente para o estrangeiro.

Chipre regista primeiro caso de infeção humana do vírus Monkeypox
Notícias ao Minuto

16:20 - 02/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Monkeypox

O Chipre registou o primeiro caso de infeção humana do vírus Monkeypox, revelou, esta terça-feira, o Ministério da Saúde do país.

Em comunicado, citado pela agência de notícias Reuters, o ministério tutelado por  Michael Hadjipantelas acrescentou que o caso foi detetado num homem de 40 anos, que viajou recentemente para o estrangeiro. A infeção está a ser tratada num hospital da capital Nicósia.

Foram detetados mais de 18 mil casos de Monkeypox em todo o mundo desde o início de maio passado, fora das áreas endémicas de África. A doença foi relatada em 78 países até agora e 70% dos casos estão concentrados na Europa e 25% nas Américas, segundo a OMS.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) revelou que, até à passada quinta-feira, Espanha era o país com mais casos de Monkeypox na Europa. Segue-se a Alemanha, França e os Países Baixos. Portugal surge no 5.º lugar.

Em Portugal, foram confirmados mais 45 casos do vírus na última semana, aumentando para 633 o número total de casos, revelou a Direção-Geral da Saúde. Do total de casos confirmados até 27 de julho, 536 já foram reportados no SINAVEmed. A maioria dos infetados (43%) tem entre 30 e 39 anos e são do sexo masculino (99,6%). Registam-se ainda dois casos reportados no sexo feminino.

Leia Também: Califórnia declara estado de emergência devido ao Monkeypox

Recomendados para si

;
Campo obrigatório