Centenas de pessoas deslocaram-se a um parque na Colômbia, este domingo, para mostrar o seu apoio ao casal Santiago Maldonado e Jorge Esteban, que foi agredido depois de se beijarem em público.
Como forma de protesto, vários casais do mesmo sexo levaram para a rua uma maratona de beijos num parque em Bogotá, o mesmo local onde, dias antes, o casal tinha sido confrontado por um grupo de mulheres, uma das quais que os terá agredido com um cabo de vassoura. O incidente foi condenado inclusivamente pelo presidente da Câmara da cidade, segundo a BBC.
A Colômbia legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2016, mas a sociedade mantém-se bastante conservadora, pelo que estes ataques continuam a ocorrer.
Na maratona, os manifestantes empunhavam diferentes cartazes com frases de apoio nomeadamente: "Beijos são sinais de afeto, não são crime" ou "Discriminar é um delito". Acompanhados também por várias bandeiras LGBTI+ e vários casais aproveitaram a celebração para se beijar ao som da música.
Veja na galeria as imagens desta manifestação em que o beijo é protagonista.
Leia Também: Congressista vota contra casamento gay antes de ir a matrimónio do filho