Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Congressista vota contra casamento gay antes de ir a matrimónio do filho

Glenn Thompson foi ao casamento do filho com outro homem, mas três dias antes, esteve na Câmara dos Representantes a votar contra a união entre duas pessoas do mesmo sexo.

Congressista vota contra casamento gay antes de ir a matrimónio do filho
Notícias ao Minuto

15:20 - 26/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Na semana passada, a Câmara dos Representantes norte-americana, liderado pelos democratas, aprovou um projeto de lei que tenta consagrar o casamento homossexual na Constituição, para que a união entre duas pessoas do mesmo sexo fique protegida de ações futuras pelo Supremo Tribunal (ao contrário do que aconteceu com o aborto).

No entanto, a votação ganhou agora um contorno inesperado. Não se esperava que a minoria republicana conseguisse chumbar a medida (e não está em causa, para já, a reversão do casamento homossexual a nível nacional), mas o voto do congressista conservador Glenn Thompson é notícia porque, na sexta-feira, Thompson foi ao casamento do seu filho com... outro homem.

À NBC News, o filho do congressista republicano confirmou a presença do pai, e a assessora de imprensa do deputado, Maddison Stone, acrescentou num comunicado que "o congressista e a esposa ficaram entusiasmados por assistirem e celebrarem o casamento do seu filho".

A medida que visa proteger o casamento homossexual foi proposta pelos democratas, depois da maioria conservadora no Supremo Tribunal ter revogado o processo 'Roe v. Wade', que consagrou o direito ao aborto, dando ordem de marcha para que vários estados conservadores passassem a abolir esse direito a milhões de mulheres norte-americanas.

Antevendo que o mesmo Supremo Tribunal possa atirar o casamento homossexual para os órgãos estatais, o Partido Democrata procura agora consagrar, através do Congresso, a união entre duas pessoas do mesmo sexo, mas é provável que a proposta esbarre no Senado, onde uma maioria simples não chega e seria preciso que dez senadores republicanos votassem a favor.

Ainda assim, a proposta, com o nome 'Lei de Respeito do Casamento', passou na câmara baixa, e Glenn Thompson foi um dos 157 conservadores a contrariar a maioria - sendo que 47 republicanos votaram a favor.

No mesmo partido que Thompson, mas em sentido oposto, o senador Rob Portman, um republicano do estado do Ohio, avançou à NBC News que vai votar a favor do casamento homossexual, contando que passou a apoiar o matrimónio depois do seu próprio filho ter 'saído do armário' em 2013.
 
Segundo uma sondagem, citada pela NBC, o casamento homossexual - que passou a ser permitido a nível federal em 2015 - é hoje apoiado por cerca de 71% dos eleitores norte-americanos, incluindo pela maioria dos eleitores que se inclinam para a direita e para o Partido Republicano (tradicionalmente mais conservador).

Leia Também: EUA aprova projeto de lei de proteção ao casamento homossexual

Recomendados para si

;
Campo obrigatório