As inundações no estado norte-americano do Kentucky mataram, de acordo com as mais recentes informações divulgadas pelo gabinete do governador, até ao momento, 28 pessoas. No início do dia de domingo contabilizavam-se 26 mortes.
O número de mortes pode ainda vir a aumentar nos próximos dias. Entre as vítimas mortais encontram-se crianças.
À Fox News, o governador Andy Beshear referiu que as equipas de resgaste continuam a fazer tudo o possível para entrar nas áreas mais atingidas, algumas delas as mais pobres dos Estados Unidos da América.
Na sexta-feira, Beshear sobrevoou partes da região inundada e descreveu o cenário encontrado como "devastador" e algo "nunca antes visto". "Estamos empenhados em levar a cabo uma reconstrução total para que estas pessoas se possam reerguer. Mas, para já, podemos apenas rezar para que não morra mais ninguém", afirmou.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou na sexta-feira uma declaração de desastre para o Kentucky, para que o estado possa receber ajuda federal. As inundações estenderam-se até ao oeste da Virgínia e ao sul da Virgínia Ocidental.
Em consequência, o governador da Virgínia Ocidental, Jim Justice, declarou estado de emergência para seis condados deste estado, onde as inundações derrubaram árvores, cortaram energia e bloquearam estradas.
Também na Virgínia, o governador, Glenn Youngkin, fez uma declaração de emergência, permitindo que as autoridades mobilizassem todos os recursos.
Veja as imagens, na galeria acima.
Leia Também: EUA. Pelo menos um morto e 4 feridos em ataque com faca junto a campismo