Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia está a pilhar ouro no Sudão para impulsionar esforço de guerra

A fim de manter o acesso a esses recursos, a Rússia encorajou o golpe militar no Sudão.

Rússia está a pilhar ouro no Sudão para impulsionar esforço de guerra

Dias depois de Moscovo ter lançado a sua guerra sangrenta contra a Ucrânia, num avião cargueiro russo em Khartoum, no Sudão, que supostamente tinha bolachas, foi aberto e tinha, afinal, ouro.

Quem avança a notícia é a CNN, que revela que foi descoberta aproximadamente uma tonelada de ouro. 

Este incidente em fevereiro - relatado por várias fontes oficiais sudanesas à CNN - é um dos pelo menos 16 voos russos conhecidos de contrabando de ouro para fora do Sudão, o terceiro maior produtor africano do metal precioso, durante o último ano e meio.

Várias entrevistas com altos funcionários sudaneses e norte-americanos e trovas de documentos analisados pela CNN pintam um quadro de um elaborado esquema russo para pilhar as riquezas do Sudão, numa tentativa de fortificar a Rússia contra as sanções ocidentais e de reforçar o esforço de guerra na Ucrânia.

As provas sugerem também que a Rússia conspirou com a liderança militar sitiada do Sudão, permitindo que milhares de milhões de dólares em ouro contornassem o Estado sudanês e privassem o país assolado pela pobreza de centenas de milhões em receitas estatais.

Em troca, a Rússia tem dado um poderoso apoio político e militar à liderança militar cada vez mais impopular do Sudão, uma vez que anula violentamente o movimento pró-democracia do país.

Antigos e atuais funcionários norte-americanos terão afirmado à CNN que a Rússia apoiou ativamente o golpe militar sudanês de 2021 que derrubou um governo civil de transição, dando um golpe ao movimento sudanês pró-democracia que derrubou o Presidente Omar al-Bashir dois anos antes.

"Há muito que sabemos que a Rússia está a explorar os recursos naturais do Sudão", disse à CNN um antigo funcionário norte-americano familiarizado com o assunto. "A fim de manter o acesso a esses recursos, a Rússia encorajou o golpe militar", disse ainda. 

Leia Também: Marcelo diz que não é solução acusar África de hipocrisia quanto à guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório