Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Suspeito do tiroteio de 4 de Julho deverá ser acusado em breve

Robert, ou 'Awake the Rapper', tem um canal de YouTube no qual partilha músicas e imagens perturbadoras.

Suspeito do tiroteio de 4 de Julho deverá ser acusado em breve
Notícias ao Minuto

19:20 - 05/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tiroteios EUA

Espera-se que sejam apresentadas acusações esta terça-feira contra o suspeito do tiroteio num desfile de 4 de Julho em Highland Park, Chicago, avança a Reuters. 

Quando o desfile começou o atirador subiu ao telhado usando uma escada num beco e depois, sem aviso prévio, abriu fogo com uma espingarda.

Morreram seis pessoas e cerca de 30 ficaram feridas. Os feridos têm entre 8 e 85 anos de idade.

Na segunda-feira à noite, a polícia anunciou que tinha um suspeito, Robert E. Crimo III, de 22 anos de idade, sob custódia.

Os tiroteios em massa têm-se tornado recorrentes nos Estados Unidos. O ataque de segunda-feira ocorreu menos de dois meses após terem morrido 19 crianças em idade escolar e dois professores numa escola primária em Uvalde, Texas, apenas 10 dias depois de um homem ter morto a tiro 10 pessoas numa mercearia em Buffalo, Nova Iorque. 

Suspeito tem 22 anos

Nancy Rotering, a presidente da câmara da cidade, disse conhecer o suspeito quando ele era apenas uma criança. Ele era e escoteiro e que ela era líder escoteira. "O que aconteceu? Como é que alguém se tornou tão zangado, tão odioso?" questionou ela, citada pela Reuters.

Para além da presença nos comícios para 'Tornar a América Grandiosa Novamente' (MAGA, Make America Great Again em inglês, slogan de campanha de Donald Trump), o jovem também tinha contas nas redes sociais, que esta quarta-feira já restringiram os acessos. 

Robert, ou 'Awake the Rapper', tem um canal de YouTube no qual partilha músicas e imagens perturbadoras. Uma das músicas, 'Toy Soldier' (Rapaz soldado), tem um vídeo animado no qual aparece um atirador que dispara numa escola, e onde é ilustrado um rasto de sangue. O vídeo ainda está disponível.

Apesar de não se referir nenhuma vez ao grupo,  aparece também nos vídeos um símbolo semelhante ao do Suomen Sisu, um gripo de extrema-direita da Finlândia.

Leia Também: Tiroteio em Illinois. "Encontramos estes ferimentos em vítimas de guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório