Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Vídeo. Após retirada, Rússia ataca Ilha das Serpentes com fósforo branco

Esta não é a primeira vez que esta arma - proibida pela Convenção para a proibição de Armas Químicas - é utilizada em ataques russos

Notícias ao Minuto

21:02 - 01/07/22 por Teresa Banha com Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O comandante das Forças Armadas da Ucrânia disse, esta sexta-feira, que a Ilha das Serpentes foi hoje alvo de um ataque russo, que acontece no dia seguinte às tropas russas se terem retirado do local.

"Hoje, por volta das 18h [16h em Lisboa] aviões da Força Aérea russa atacaram duas vezes com bombas de fósforo na ilha Zmiinyi", referem os responsáveis numa publicação no Facebook.

As autoridades ucranianas partilham ainda um vídeo do ataque, que poderá visualizar acima.

Recorde-se que o fósforo branco é uma arma química ilegal, segundo a Convenção para a proibição de Armas Químicas  de 1997.

Esta não é a primeira vez que as forças russa recorrem a este tipo de armamento, tendo sido já usado no complexo siderúrgico de Azovstal, em Mariupol, mas também na região do Donbass ou mesmo em Hostomel, Irpin.

As tropas russas abandonaram a ilha em questão na quinta-feira, e o ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, chamou à retirada "um gesto de boa vontade".

"A única coisa em que este inimigo é coerente é na sua constante precisão no ataque", escreveu no Telegram o comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Valeriy Zaluzhny.

Leia Também: Putin realça "natureza perigosa e provocativa do regime de Kyiv"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório