Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Tom Moore. Fundação de veterano que angariou milhões sob investigação

Uma empresa gerida pela filha do capitão, Hannah Ingram-Moore, terá gerado um “lucro significativo” ao utilizar o nome da fundação.

Tom Moore. Fundação de veterano que angariou milhões sob investigação

A Comissão Britânica de Caridade revelou, esta quinta-feira, que está a investigar a fundação ‘Capitão Tom’, criada em honra de Sir Tom Moore, o veterano da Segunda Guerra Mundial que arrecadou milhões de euros para o serviço nacional de saúde britânico durante a pandemia.

Segundo uma nota divulgada por Downing Street, a investigação teve início após terem sido “identificadas preocupações sobre a gestão da instituição de caridade, incluindo a independência da instituição em relação à família do falecido Capitão Sir Tom Moore e às empresas a eles ligadas”.

A comissão afirma que uma empresa gerida pela filha do capitão, Hannah Ingram-Moore, terá gerado um “lucro significativo” ao utilizar o nome da fundação.

Citada na nota, a diretora-executiva da comissão, Helen Stephenson, frisou que “a decisão de realizar uma investigação” não foi tomada “de ânimo leve”, mas “surgiram preocupações neste caso”. “Consideramos de interesse público averiguar através de uma investigação formal”, sublinhou.

Sir Tom Moore angariou 33 milhões de libras [36,6 milhões de euros] para o NHS através de um desafio que impôs a si próprio, ao completar 100 voltas ao seu jardim antes de celebrar o seu 100.º aniversário, em abril de 2020.

O dinheiro arrecadado através da partilha do desafio nas redes sociais e na comunicação social foi doado a outra instituição de caridade, pelo que não será investigado. O capitão morreu em fevereiro de 2021, semanas após ter sido internado devido à Covid-19.

Leia Também: Governo britânico falhou no combate ao "dinheiro sujo" russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório