Dez estudantes celebraram a sua formatura com uma valsa de despedida, nas ruínas da sua escola, em Kharkiv.
Um vídeo partilhado pelo meio bielorrusso Nexta – que poderá aceder na galeria acima – começa por dar um vislumbre da destruição da escola daquela que é a segunda maior cidade da Ucrânia, passando para os alunos que, vestidos a rigor, dançam uma valsa de despedida.
Os alunos são observados por uma multidão, que eternizam o momento ao gravarem a dança nos seus telemóveis. Atrás de si estão, também, soldados ucranianos.
O estabelecimento de ensino terá sido atacado pelas forças russas a 27 de fevereiro, logo após o início da invasão, segundo o mesmo meio.
Recorde-se que a cidade tem sofrido fortes bombardeamentos por parte do exército russo, uma vez que constitui uma passagem natural para entrar nas regiões vizinhas de Donetsk e Lugansk, ambas pró-russas e já parcialmente ocupadas por Moscovo.
Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar na Ucrânia já matou mais de quatro mil civis, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: Ataque russo atinge idosa na cabeça, tronco e membros em vila de Kharkiv