Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Ucrânia. Contactos de Salvini com russos causam polémica em Itália

O líder do partido de extrema-direita Liga, Matteo Salvini, justificou-se na quarta-feira após ter sido noticiado que teve encontros não autorizados pelo governo italiano com representantes russos depois da invasão da Ucrânia.

Ucrânia. Contactos de Salvini com russos causam polémica em Itália
Notícias ao Minuto

06:33 - 02/06/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Devemos trabalhar com os embaixadores e os governos de vários países para alcançar a paz", afirmou Salvini, cujo partido integra a coligação governamental liderada por Mário Draghi, numa mensagem publicada no Twitter.

Salvini jantou no início de março com o embaixador russo em Roma, Serguei Razov, poucos dias após ter começado a invasão russa da Ucrânia, segundo o Jornal Domani, que refere que a embaixada confirmou o encontro e que os dois se encontraram em três outras ocasiões.

A comissão de segurança do Parlamento italiano abriu um inquérito preliminar sobre estes encontros.

Os serviços de Draghi, que tem apoiado vigorosamente as sanções impostas a Moscovo, disseram à AFP que não foram informados sobre qualquer encontro.

Salvini, que tem desde há bastante tempo relações privilegiadas com Moscovo, estaria acompanhado nos encontros por António Capuano, um conselheiro informal em política externa.

Capuano afirmou que queria ajudar Salvini a organizar uma visita a Moscovo para apresentar um plano de paz, declarações feitas em entrevista ao jornal Il Corriere della Sera.

Salvini explicou que não estava previsto reunir-se com o presidente russo, Vladimir Putin, durante essa deslocação, mas que estava em contacto com o ministro nos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.

Segundo o jornal Domani, Draghi e o chefe da diplomacia italiana, Luigi Di Maio, não sabiam dos encontros de Salvini com Razov nem da viagem a Moscovo.

Questionado pelos jornalistas na terça-feira sobre as atividades de Salvini, Draghi declarou que considera importante que as relações com a Rússia sejam "transparentes".

Leia Também: Salvini diz que migrantes podiam ter ido para Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório