Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Praia. Sete detidos e várias apreensões na 3.ª operação especial num mês

A Polícia Nacional (PN) de Cabo Verde anunciou hoje a detenção de sete pessoas e apreensão de vários objetos, incluindo armas e munições, na terceira operação especial de prevenção criminal em bairros da cidade da Praia.

Praia. Sete detidos e várias apreensões na 3.ª operação especial num mês
Notícias ao Minuto

20:34 - 26/05/22 por Lusa

Mundo Cabo Verde

Em comunicado, a PN cabo-verdiana avançou que realizou mais uma operação especial de prevenção criminal, desta vez em Eugénio Lima, que foi acompanhada de um juiz do tribunal da Praia.

Durante a operação, a força policial identificou 24 indivíduos suspeitos, deteve sete pessoas em flagrante delito e outras quatro foram conduzidas às esquadras para averiguações.

Também foram feitas buscas em 11 em residências e 62 viaturas, tendo apreendido seis carros por infrações de trânsito e aplicado 40 mil escudos (362 euros) em coimas.

A PN de Cabo Verde apreendeu três pistolas, uma delas de fabrico artesanal, denominada de boca 'bedju', carregadores, munições, peças de montagem, facas, tacos de basebol, um frasco de gás lacrimogéneo, 25 telemóveis, três 'tablets', 25 gramas de cocaína, entre outros objetos, como peças de motos, motor de arranque, gorros e pulôver.

"A finalidade da operação foi de prevenir ou reduzir o risco de cometimento de crimes ou infrações com armas, bem como de outras infrações que a estas se encontrem habitualmente associadas, ou ainda, havendo suspeita de que alguns desses crimes possam ter sido cometidos como forma de levar a cabo ou encobrir outros crimes", explicou a PN.

A mesma força policial referiu ainda que a operação tinha, ainda, como objetivo controlar, detetar, localizar, prevenir a introdução, assegurar a remoção ou verificar a regularidade da situação de armas, seus componentes ou munições ou substâncias ou produtos, reduzindo o risco da prática de infrações.

Esta é a terceira operação especial de prevenção criminal realizada pela PN cabo-verdiana durante o mês de maio, sendo que a primeira ocorreu no dia 10, nos bairros de Achada Grande Trás, Achadinha, Santaninha e Ponta d'Água, igualmente com vários detidos e apreensão de armas.

Uma semana depois, a operação decorreu em Safende, dos muitos que têm registado vários casos de criminalidade violenta, também levando à apreensão de armas, detenções e outros objetos.

O procurador-geral da República de Cabo Verde alertou em 30 de março último para o elevado número de crimes, sobretudo na Praia, e admitiu que as operações especiais de prevenção criminal são "importantes" neste contexto, apesar das aparentes dificuldades na sua operacionalização.

Leia Também: Famílias que vivem em barracas na ilha da Boa Vista realojadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório