Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Ucrânia. Zelensky denuncia falta de unidade entre países ocidentais

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, denunciou hoje a falta de unidade entre os países ocidentais quanto à guerra na Ucrânia, mais de três meses após o início da invasão russa.

Ucrânia. Zelensky denuncia falta de unidade entre países ocidentais
Notícias ao Minuto

09:21 - 25/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A minha pergunta é: existe unidade, na prática (no Ocidente)? Não me parece", lamentou, durante um discurso por videoconferência no fórum económico de Davos, na Suíça, em que sublinhou precisar "do apoio de uma Europa unida".

"Existe unidade sobre a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO? Não. Então o Ocidente está unido? Não", acrescentou Zelensky.

O presidente ucraniano disse ainda que o ponto forte da Ucrânia era "a unidade dentro do país, que agora depende da unidade do Ocidente, de ser forte e de apoiar firmemente a Ucrânia" contra a Rússia, continuou.

"Teremos vantagem sobre a Rússia quando estivermos todos verdadeiramente unidos", acrescentou.

Volodymyr Zelensky repetiu que está grato ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela nova ajuda financeira de 40 mil milhões de dólares.

"Precisamos do apoio de uma Europa unida", lembrou, criticando, no entanto, a posição do seu homólogo húngaro, Viktor Orban, relutante nesta fase em impor um embargo ao petróleo russo: "Algo não está certo com a Hungria", afirmou.

Leia Também: Zelensky oferece "condolências" às vítimas do Texas. "Isto é terrível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório