Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro turco visita Palestina e Israel, em novo passo de aproximação

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Energia turcos, Mevlüt Çavusoglu e Fatih Donmez, viajam terça-feira para a Palestina e Israel no âmbito do processo iniciado recentemente para normalizar as relações bilaterais entre Ancara e Telavive.

Ministro turco visita Palestina e Israel, em novo passo de aproximação
Notícias ao Minuto

14:39 - 23/05/22 por Lusa

Mundo Turquia

A visita anunciada hoje marca o primeiro contacto ministerial nos últimos quinze anos entre Ancara e Telavive.

De acordo com a tradição da política externa turca, a visita começará na Palestina, sendo seguida de reuniões agendadas para quarta-feira em Israel.

De acordo com o jornal turco Cumhuriyet, os dois ministros vão encontrar-se com os seus homólogos israelitas em 25 de maio.

A nomeação de novos embaixadores deverá ser abordada pelos dois chefes de diplomacia, enquanto a cooperação energética, à luz das tensões causadas pela guerra na Ucrânia e das sanções europeias impostas a Moscovo, será tema central da reunião dos ministros da Energia de ambos os países.

De acordo com o jornal, a Turquia está interessada em servir de território de trânsito para um eventual transporte para a Europa de gás israelita que possa substituir parte do fornecimento russo.

Em 2010, a chamada crise de Mavi Marmara, uma frota humanitária que tentou romper o bloqueio a Gaza e em que nove cidadãos turcos foram mortos quando foi atacada pelo exército israelita, levou as relações entre a Turquia e Israel ao seu ponto mais baixo com o encerramento das embaixadas.

Em 2016, os embaixadores regressaram aos seus postos, mas em 2018, na sequência da agitação que se seguiu ao reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital israelita, Ancara voltou a expulsar o representante israelita, embora as relações comerciais continuassem a crescer.

Nos últimos meses, o Governo do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lançou uma campanha para melhorar as relações com vários países da região, incluindo Israel.

A visita, em março passado, do Presidente israelita, Yitzak Herzog à Turquia, na qual foi acordado intensificar os contactos a nível ministerial, ajudou a acelerar o processo de normalização dos laços bilaterais.

Leia Também: Turquia manda deter 53 funcionários estatais por suposta conspiração

Recomendados para si

;
Campo obrigatório