Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Redistribuição "desadequada" das tropas russas causará "desgaste"

A informação é dada pelo ministério da Defesa do Reino Unido.

Redistribuição "desadequada" das tropas russas causará "desgaste"
Notícias ao Minuto

08:35 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Responsáveis do ministério da Defesa do Reino Unido defenderam, esta sexta-feira, que o Kremlin se prepara para "redistribuir rapidamente as suas tropas".

De acordo com a nota, esta redistribuição será feita "sem a preparação adequada", o que poderá levar ao "aumento do desgaste" das tropas.

Os serviços de inteligência britânicos reiteram ainda a ideia de que os comandantes russos estão sob pressão, devido ao insucesso nas suas ações militares.

A guerra na Ucrânia, que hoje entrou no 85.º dia, e causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas - cerca de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,3 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

Recorde-se também que é esperado que o primeiro-ministro visite entre hoje e amanhã a Ucrânia, tendo em conta que se encontra em visitas oficiais pelo leste europeu. Apesar de António Costa já ter anunciado que ia visitar o país, que está em guerra, não disse quando o iria fazer. No entanto, esta semana Marcelo Rebelo de Sousa confirmou que o chefe do Governo iria visitar a Ucrânia neste dias.

Leia Também: Artista russo enfrenta acusação por questionar conflito durante concerto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório