Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

"Não podemos pôr os pés na rua": Cidade francesa invadida por formigas

Tratam-se de formigas "particularmente vigorosas" da espécie Tapinoma magnum. Os moradores dizem estar fartos e que já fizeram de tudo para se livrarem do inseto.

"Não podemos pôr os pés na rua": Cidade francesa invadida por formigas
Notícias ao Minuto

15:52 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Maine-et-Loire

A cidade francesa de Maine-et-Loire está a ser alvo de uma verdadeira invasão de formigas. Estes pequenos invasores chegaram à cidade há cerca de cinco anos e, desde então, os moradores não têm descanso. 

De acordo com a BFMTV, canal de notícias francês, tratam-se de formigas "particularmente vigorosas" da espécie Tapinoma magnum.

"No jardim, na cozinha, atrás do sofá, no chuveiro... estão absolutamente em toda parte", afirma Sylvie Leroy, de 64 anos, ao jornal francês. 

A reformada queixa-se que tanto ela quanto os cerca de 200 habitantes do distrito de Violettes, em Saumur, estão fartos e que "é um pesadelo". 

“Não podemos mais pôr os pés fora sem ser mordidos, é insuportável”, diz Jean-Yves Pineau, vizinho de  Sylvie ao canal BFMTV.

Loïc Bidault, vereador responsável pela ecologia local, alerta que não se trata de erradicar o inseto, mas sim de conter a sua propagação.

"Os investigadores especializados que vieram ao local disseram-nos que tudo o que podíamos fazer era garantir que não se proliferasse, para que não invadisse todo o concelho e não só", deu conta.

As formigas já invadiram 18 hectares da cidade de 28.000 habitantes.

Leia Também: França vai intensificar entrega de armas a Kyiv "nos próximos dias"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório