Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Polícia nigeriana detém dois suspeitos do rapto de 20 estudantes

A polícia nigeriana prendeu dois homens suspeitos de serem responsáveis pelo rapto de cerca de 20 estudantes em abril de 2021 no noroeste da Nigéria, e pelo assassinato de cinco deles, segundo uma fonte das autoridades do país.

Polícia nigeriana detém dois suspeitos do rapto de 20 estudantes
Notícias ao Minuto

15:13 - 19/05/22 por Lusa

Mundo Nigéria

"Confessaram ambos o rapto dos estudantes da Universidade de Greenfield, estado de Kaduna, e o assassinato de cinco estudantes antes do pagamento do resgate e da libertação dos outros estudantes", revelou o porta-voz da polícia, Olumuyiwa Adejobi.

Os dois suspeitos, Aminu Lawal, conhecido por "Kano", e Murtala Dawu, conhecido por "Mugala", estiveram envolvidos em vários casos de rapto e serão levados perante a justiça no final da investigação, informou o porta-voz, sem especificar quando, onde ou como os dois suspeitos foram detidos.

Em abril de 2021, um grupo de homens armados invadiu a Universidade de Greenfield em Kaduna, raptando cerca de 20 estudantes e matando um membro do pessoal.

Alguns dias após o ataque, os raptores executaram cinco reféns para forçar as famílias e as autoridades a pagar um resgate, que foi efetuado.

Os restantes 14 estudantes foram libertados após 40 dias em cativeiro.

Grupos criminosos fortemente armados têm vindo a aumentar os ataques no noroeste e centro da Nigéria, pilhando, raptando e matando um número elevado de aldeões.

No ano passado, estes grupos visaram especialmente escolas e universidades onde raptaram um largo número de estudantes com a finalidade de obterem resgates dos respetivos pais e das autoridades.

No total, cerca de 1.500 estudantes foram raptados em 2021 por homens armados, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Embora a maioria dos jovens reféns tenham sido entretanto libertados após o pagamento de resgates, alguns permanecem em cativeiro nas florestas onde se escondem estes grupos armados.

Leia Também: Explosão de gás provoca nove mortos perto de escola na Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório