Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

NATO deve intervir se Rússia fizer novas anexações

O Presidente da República Checa, Milos Zeman, afirmou hoje que a NATO deve deslocar tropas para a Ucrânia caso a Rússia proceda à anexação da zona leste do país.

NATO deve intervir se Rússia fizer novas anexações
Notícias ao Minuto

06:07 - 07/04/14 por Lusa

Mundo Milos Zeman

Zeman considerou que deverão existir consequências se Moscovo optar por novas ações militares na sequência do referendo de março que implicou a imediata anexação da península meridional da Crimeia pelo Kremlin.

"A brincadeira acabou caso a Rússia decida alargar a sua expansão territorial ao leste da Ucrânia", referiu o líder checo em declarações à rádio pública.

"Nesse caso, implicaria a adoção das mais duras sanções possíveis pela UE mas também, digamos, prontidão militar da NATO, por exemplo com as suas tropas a entrarem em território ucraniano", acrescentou, citado pela agência noticiosa AFP.

A Ucrânia é dirigida por um governo transitório pró-ocidental desde o derrube do presidente Viktor Ianukovich em fevereiro, na sequência de três meses de protestos organizados por diversas forças da oposição.

Diversas regiões do leste da Ucrânia com uma larga maioria de população russófona já referiram que pretendem seguir o exemplo da Crimeia e organizar referendos para uma união territorial à Rússia, e quando as eleições presidenciais ucranianas estão agendadas para 25 de março.

Esta noite, manifestantes pró-russos assumiram o controlo do edifício da administração regional em Kharkiv, uma importante cidade do leste da Ucrânia, e hastearam a bandeira russa.

Ainda hoje, e no decurso de um protesto em Donetsk, outra grande cidade do leste da Ucrânia junto à fronteira com a Rússia, o edifico da administração local também foi ocupado pelos manifestantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório