Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Timor aprova programa de estímulo e renovação das plantações de café

O Governo timorense aprovou hoje um novo programa de estímulo à renovação e expansão das áreas de plantação de café, maior produto exportado do país, depois do petróleo e gás natural, e da mão-de-obra.

Timor aprova programa de estímulo e renovação das plantações de café
Notícias ao Minuto

12:43 - 17/05/22 por Lusa

Mundo Timor

A medida, prevista no Orçamento Geral do Estado (OGE) retificativo, que está à espera da aprovação pelo Presidente da República, reconhece a "importância da agricultura, nomeadamente da cultura de café, para a melhoria das condições de vida dos timorenses e para o desenvolvimento económico do país".

Em comunicado após a reunião do Conselho de Ministros, o executivo sublinha ainda a importância de "apoiar a produção e a promoção de café orgânico e de alta qualidade e de melhorar a produção de café através da reabilitação das plantações de café, o Governo decide estabelecer este programa de apoio".

Neste quadro, o programa direciona-se à renovação das plantações de café, expansão das áreas de plantação de café, aumento da produção anual de café e dos rendimentos dos agricultores.

Em concreto, haverá subvenções no valor de 340 dólares (323 euros) por cada hectare de plantação de café renovado ou plantado de novo e de apoio à plantação e tratamento de árvores de proteção ou apoio das plantas de café, em cafezal, no valor de 21 cêntimos por cada árvore plantada.

Foi ainda aprovado um segundo programa de apoio à plantação de mangais costeiros, que visa expandir e criar viveiros, alargar as zonas de plantação, combater a erosão da orla costeira e melhorar a posição de Timor-Leste no mercado internacional de carbono.

Segundo o executivo, o programa pretende ainda contribuir "para a afirmação de Timor-Leste como um destino turístico, com uma subvenção pública no valor de 50 cêntimos por cada planta criada em viveiro ou plantada".

Leia Também: Dezenas de países representados nas cerimónias oficiais em Timor-Leste

Recomendados para si

;
Campo obrigatório