Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Ministro da Economia alemão acusa Rússia de usar energia "como arma"

“As instalações de armazenamento de gás devem estar cheias até ao inverno, senão estaremos numa situação em que poderemos ser facilmente chantageados”, alertou Robert Habeck.

Ministro da Economia alemão acusa Rússia de usar energia "como arma"
Notícias ao Minuto

15:46 - 12/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O ministro da Economia e vice-chanceler alemão, Robert Habeck, acusou, esta quinta-feira, a Rússia de utilizar a energia “como uma arma”. Em causa, está o facto de Moscovo ter anunciado sanções contra 31 empresas de energia, a maioria ligadas ao grupo Gazprom Germania.

“É preciso dizer que a situação está a chegar ao limite, de tal forma que o uso da energia como arma está agora a ser realizado em várias áreas”, afirmou Habeck, numa conferência de imprensa, em Berlim. 

“As instalações de armazenamento de gás devem estar cheias até ao inverno, senão estaremos numa situação em que poderemos ser facilmente chantageados”, acrescentou.

Sublinhe-se que a Rússia anunciou, na quarta-feira, sanções contra empresas de energia da União Europeia, Estados Unidos ou Singapura, numa decisão que visa maioritariamente a subsidiária alemã do grupo russo Gazprom, controlada pelo governo alemão.

Também ontem, a agência alemã governamental encarregada da energia revelou que o volume de gás russo encaminhado para a Alemanha por um dos principais gasodutos via Ucrânia diminuiu 25% desde terça-feira.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia ameaça Finlândia; Abusos russos? "Lista interminável"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório